Inicial > Notícias > Inaugurado o Centro de Referência da...

Notícias

25/11/2022 15/02/2023 09h39m

Inaugurado o Centro de Referência da Mulher com auxílio psicológico, jurídico e brinquedoteca


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Solenidade de lançamento do serviço ocorreu na manhã desta sexta-feira (25), em duas etapas, com palestra e abertura da sede, na Rua Doutor Pantaleão

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher é celebrado em 25 de novembro, e essa foi a data escolhida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, para inaugurar a sede do Centro de Referência da Mulher (CRM) de Santa Maria. A solenidade ocorreu em duas etapas, a primeira foi com ato de abertura e palestra com a representante do Departamento de Políticas Públicas das Mulheres do Estado, Carolina Rodrigues, no Espaço W do Itaimbé Palace Hotel.

Na abertura da cerimônia, o prefeito Jorge Pozzobom agradeceu ao empenho de todos que tornaram o Centro de Referência da Mulher de Santa Maria, o primeiro da Região Centro do Estado, uma realidade.

“Vocês são incríveis. Batalharam muito para tornar CRM possível em Santa Maria. Agora, nos somamos a outros 25 Centros de Referência da Mulher já em funcionamento no Rio Grande do Sul e continuaremos sendo rede de apoio a mulheres que precisam de nós. Este é mais um instrumento na rede de apoio já existente no Município, e só é possível graças a muitas pessoas que correram atrás, por muito tempo, para termos o nosso Centro de Referência. A todos vocês, muito obrigado”, salientou Pozzobom, que estava acompanhado do vice-prefeito, Rodrigo Decimo.

O secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, reforçou o agradecimento do chefe do Executivo Municipal.

“Esta é uma construção coletiva e de muito tempo. É mais de década em busca deste espaço, deste serviço para Santa Maria. Quando falamos em assistência social, em combate à violência doméstica e à violência contra a mulher, precisamos lembrar que há uma rede composta por muitas pessoas. E cada uma é importante neste processo de acolhimento, auxílio, luta e reivindicações. Hoje, esta conquista é de todos nós, de todos que fazem essa rede funcionar”, assinalou o titular da pasta.

A representante do Departamento de Políticas Públicas das Mulheres do Estado, Carolina Rodrigues, destacou a importância de Santa Maria ter um Centro de Referência da Mulher, e lembrou a data escolhida para a abertura do espaço.

“Nesta data tão importante para o combate à violência contra a mulher, 25 de novembro. Este dia, decretado pela ONU, é uma homenagem às irmãs Mirabal, assassinadas nesta data em 1960 quando se opuseram à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo. Três irmãs dominicanas que se posicionaram e lutaram pelo que acreditavam. É por esta força que celebramos o 25 de novembro, esta força que existe em todas nós, mulheres. E quando esta força nos falta, temos a rede de apoio que estende a mão. E o Centro de Referência de Santa Maria vem a somar nesta rede de apoio para todas as mulheres”, pontuou Carolina.

O secretário de Desenvolvimento Social entregou certificados a pessoas e entidades que auxiliaram no processo de instalação do Centro de Referência da Mulher em Santa Maria. Após, ocorreu a palestra de Carolina Rodrigues, seguido por espaço para falas com trocas de experiências e para questionamentos sobre o CRM de Santa Maria. 

ESPAÇO DE ACOLHIMENTO
Em seguida, todos foram até a sede do Centro de Referência (Rua Doutor Pantaleão, 200, Centro) para a inauguração do espaço. O descerramento da placa contou com a presença da juíza de direito do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Porto Alegre, Madgéli Machado, e do juiz titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Santa Maria, Rafael Pagnon Cunha.

“É uma imensa alegria participar deste momento e conhecer este espaço muito bem estruturado para prestar o serviço de apoio às mulheres. Infelizmente, o crime de feminicídio é o que mais cresce no Estado, então, termos locais como este Centro de Referência da Mulher é importantíssimo para que possamos prestar acolhimento e ajuda a todas. Parabéns, Santa Maria, por mais este serviço no combate à violência contra a mulher”, parabenizou a juíza.

As solenidades foram acompanhadas por autoridades como a presidente da subseção Santa Maria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Juliane Korbe, e da titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), Elizabete Shimomura. Bem como a vereadora Marina Callegaro, representando o Legislativo Municipal, a representante do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres, Rosane Brum, e a do Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Santa Maria/RS, Laura Ferreira Cortes, além de representantes da Patrulha Maria da Penha e da 3ª Divisão do Exército (DE).

Da Prefeitura, estiveram presentes o chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; e os secretários de Tecnologia e Inovação, Tiago Sanchotene; de Cultura, Rose Carneiro; de Finanças, Michele Antonello; de Administração e Gestão de Pessoas, Marco Mascarenhas; e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana. E as secretárias adjuntas de Comunicação, Thaise Moreira; de Inovação e Tecnologia da Informação, Fernanda dos Santos; e de Elaboração e Captação de Projetos, Jéssica de Senne.

O CENTRO DE REFERÊNCIA
Em Santa Maria, o Centro de Referência da Mulher (CRM) será coordenado pela secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Anamaria Lima. A equipe, inicialmente, será formada por uma psicóloga, uma assistente social, estagiários do curso de Direito da Faculdade Palotina (Fapas) na assistência jurídica e uma recepcionista. 

Os atendimentos ocorrem na sede do CRM (Rua Doutor Pantaleão, 200 – Centro), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. O espaço também conta uma brinquedoteca para que as mulheres que procuram o serviço acompanhadas dos filhos tenham uma área para ficar enquanto aguardam atendimento. O CRM fica em frente ao Setor Especializado de Saúde da Mulher (Rua Doutor Pantaleão, 165 – Centro).

As mulheres poderão buscar diretamente o Centro de Referência da Mulher, ou serem encaminhadas ao local por qualquer outro serviço público de atendimento à mulher. No CRM elas serão acolhidas com atendimento psicossocial e de saúde, e, se necessário, serão encaminhadas a outros serviços, como Deam, atendimento médico, conforme avaliação.

O Centro de Referência da Mulher receberá R$ 65 mil do Estado por ano, para manter os serviços em funcionamento. Também serão investimentos pelo Executivo Municipal, cerca de R$ 180 mil por ano.

A aprovação de Santa Maria à Rede de Proteção da Mulher RS está diretamente ligada ao fato de a cidade contar com instituições e demais serviços consolidados, como a Patrulha Maria da Penha, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a casa de acolhimento e outros equipamentos. 

O Centro de Referência de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência em Santa Maria é composto pela Prefeitura, por meio do Gabinete do Prefeito, da Controladoria Geral do Município e das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social. Também integram o projeto o Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Santa Maria/RS e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos:
Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e
Marcelo Oliveira (Prefeitura)

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial