Inicial > Notícias > Secretário de Santa Maria assume o...

Notícias

24/11/2022

Secretário de Santa Maria assume o Fórum Gaúcho de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana


É a primeira vez que o Município tem um representante à frente da presidência da entidade no RS

O secretário de Mobilidade Urbana de Santa Maria, Orion Ponsi, foi empossado presidente do Fórum Gaúcho de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana durante a 113° Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, em Salvador, Bahia. A cerimônia ocorreu na segunda-feira (21). Essa é a primeira vez que o Município tem um representante no Fórum Nacional e presidindo a entidade no RS.

A escolha foi por indicação e votação dos secretários estaduaus e aclamação do Fórum Nacional. A gestão no cargo é de dois anos. O secretário explica que o Fórum Gaúcho consiste em trabalhar a Mobilidade Urbana com uma atenção especial ao transporte público, estabelecendo diretrizes estaduais alinhadas com as matrizes nacionais, levando através desta unidade, maior segurança administrativa, jurídica e operacionais aos gestores municipais.

“É uma honra assumir a presidência levando Santa Maria ao palco de discussões nacionais sobre Mobilidade Urbana. Também vamos estabelecer pautas de interesse dos municípios gaúchos para trabalhar de forma conjunta as soluções possíveis aos setores, como: mobilidade urbana estrutural e operacional, transporte por aplicativo, impactos financeiros oriundos de crises ou políticas públicas, subsídios federais e estaduais ao transporte público, de trabalhar intensamente pela instituição por parte da União o Marco Legal Regulatório do transporte público coletivo, assim como as legislações em transição na Câmara dos Deputados e Senado. Legislações essas que estabelecem políticas nacionais estratégicas e táticas para darem apoio à operacionalidade do transporte que ocorre nos municípios, única forma de levar um transporte com qualidade e preço justo, desonerando o Município e a população mais carente de todo o ônus sobre o transporte público coletivo”, informa o secretário Ponsi.

No registro, abaixo, da esquerda para a direita: secretário-executivo da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e do Fórum dos Secretários, Alexandre Resende; secretário Ponsi; presidente Nacional do Fórum de Secretários, Renato Telles; secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fabrizzio Muller; e o presidente do Fórum Baiano, Saulo Figueiredo. 

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Foto: Divulgação PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial