Notícias

03/07/2022 03/07/2022 14h57m

No Km 2, Prefeitura realiza uma das maiores regularizações fundiárias da história do Município


Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Prefeitura entregou 430 certidões de imóveis para moradores dessa localidade do Bairro Divina Providência na tarde deste sábado (3)

Moradores do Loteamento Km 2, no Bairro Divina Providência, viveram um dia histórico neste sábado (2). A Prefeitura de Santa Maria entregou, durante a tarde, 430 Concessões de Direito Real de Uso (CDRUs) para moradores do local. É uma das maiores regularizações fundiárias já feitas em Santa Maria, junto a que ocorreu também no Bairro Nova Santa Marta, onde 3,5 mil cidadãos já tiveram seus imóveis legalizados.

Na prática, a CDRU dá uma segurança jurídica para que o morador possa movimentar o seu imóvel. Por exemplo, quem recebeu o documento, agora, poderá realizar financiamentos para ampliá-lo ou reformá-lo e ainda, daqui a cinco anos, terá segurança jurídica para vendê-lo. O trabalho da Prefeitura de Santa Maria foi feito com recursos municipais e federais e não se resume apenas à entrega das certidões. Pelo contrário, passa também por investimentos na infraestrutura do Loteamento Km 2 e levantamento das condições sociais dos moradores. 

"Estamos dando dignidade para essas pessoas, auxiliando quem mais precisa. Essa CDRU é a carteira de identidade da casa. Demorou um pouco, mas o importante é que estamos entregando o sonho desses moradores aqui“, disse, na ocasião, o prefeito Jorge Pozzobom.
 
Foi ele quem entregou a primeira CDRU do dia nas mãos da dona de casa Santa Eloci Cavalheiros, 55 anos, que assinou o documento emocionada. 

“Estou muito, muito feliz. Espero a muitos anos por esse momento. A minha casa é a minha vida“, comentou. 

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Juliano Soares, também comemorou o evento e elogiou o trabalho da equipe da pasta.
 
“Se hoje estamos conseguindo realizar o sonhos dessas pessoas é por conta do trabalho abnegado dos nossos servidores ao longo dos últimos anos. A secretaria permanece à disposição dos moradores para qualquer dúvida. Nosso trabalho não para“, afirmou o secretário. 

Os proprietários dos imóveis que foram até as proximidades da Rua Inspetor Goulart, onde estava montada a estrutura coberta da Prefeitura, tiveram acesso à vacinação contra a Covid-19 e a gripe. 

Também participaram do evento os secretários João Chaves, de Desenvolvimento Social; Wagner Bitencourt, adjunto de Habitação e Regularização Fundiária; Rui Fabrin, adjunto de Mobilidade Urbana; Ana Paula Seerig, adjunta de Saúde; o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; o presidente do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan), Eduardo Mielke; e o assessor superior de governo Leonardo Kortz, entre outros representantes do Município.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura) e Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial