Inicial > Notícias > Prefeitura reúne grupo de trabalho para...

Notícias

30/12/2021 30/12/2021 18h11m

Prefeitura reúne grupo de trabalho para monitorar a situação da estiagem em Santa Maria


Alex Caceres

Defesa Civil já entregou mais de 2,1 milhões de litros de água em 2021

O Município de Santa Maria está monitorando a situação da estiagem, principalmente, nas comunidades do Interior que já enfrentam a falta de água neste período de chuva escassa na região. Para antecipar a solução de problemas, consolidar um diagnóstico mais preciso e ter um plano de ação, que já está em vigência, a Prefeitura, por meio do Gabinete do Prefeito Jorge Pozzobom e das secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realizou uma reunião com representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Defesa Civil do Rio Grande do Sul e de Santa Maria, Coordenadoria Regional da Agricultura do Estado e Núcleo de Estudo de Eventos Meteorológicos Extremos e Mudanças Climáticas (Nemec) da UFSM, na terça-feira (28). 

O diálogo com os diversos setores ocorreu no Gabinete, no Centro Administrativo Municipal, e foi capitaneado pelo prefeito em exercício, Rodrigo Decimo. Segundo ele, o objetivo do encontro, além de construir um plano de ação, foi para unir esforços e atender às necessidades das famílias atingidas pela estiagem.

“A ideia desse grupo de trabalho é atender a emergências momentâneas, mas, também, de fazer um trabalho a longo prazo, já que as previsões apontam que teremos déficit hídrico nos próximos meses”, ressalta Decimo.

Para o chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, a preocupação atual é atender as comunidades mais vulneráveis e antecipar os problemas que venham a ser causados pela falta de água.

“A Prefeitura tem um papel fundamental de coordenar, por intermédio da Defesa Civil, as ações dos órgãos que trabalham no diagnóstico e na elaboração do plano de ação para mitigação dos efeitos da estiagem. Estamos no trabalho de campo verificando a situação, confirmando dados e construindo alternativas. Já estamos agendando a entrega de água e trabalhando na preparação das ações contidas no plano de ação, pois o setor público tem uma burocracia que, nesses momentos, precisam ser tratadas com agilidade e antecipação. Por isso, o trabalho está sendo feito de maneira planejada, organizada e antecipada”, explica Lima.

SITUAÇÃO NO INTERIOR

Para amenizar a falta de água no Interior do Município, durante todo o ano de 2021, até esta quinta-feira (30), a Defesa Civil já realizou a entrega de mais de 2,1 milhões de litros de água nos distritos de Santa Maria e no bairro Camobi, na Região Leste da cidade (confira mais abaixo os locais, o número de famílias beneficiadas e quantos litros de água foram distribuídos). Nesta quinta-feira (30), a Defesa Civil entregou 18 mil litros de água potável, sendo no Rincão do Brasil, no distrito de São Valentin, na Costa da Montanha, no Bairro Camobi, e em Cezar Pina, no distrito de Boca do Monte. Já na quarta-feira (29), foram entregues outros 14 mil litros de água, distribuídos nos distritos de Arroio Grande e Três Barras, na localidade conhecida como Arenal e para duas famílias que residem na Estrada Municipal Ângelo Berleze, em Camobi.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, acompanha a situação da estiagem nos distritos e lembra que, a cada dia, a falta de água se agrava ainda mais. De acordo com Menna Barreto, nas últimas semanas, houve chuvas localizadas. Por isso, a secretaria, juntamente com a Defesa Civil, acompanha diariamente a necessidade das famílias do Interior e já possui um cronograma de entrega de água nessas comunidades.

“Além do abastecimento de água para as pessoas na cidade e no Interior, há a preocupação com relação aos animais e com os produtores que dependem das culturas que necessitam de água. Todos os anos, a Defesa Civil leva água para as comunidades do Interior e segue, semanalmente, realizando a entrega de água nos distritos, principalmente nas comunidades onde não há poços artesianos, poços tipo cacimbas, que são rasos, por exemplo. Já estamos vendo alternativas para minimizar a situação junto à Corsan e aos órgãos estaduais e municipais, para poder atender da melhor forma as comunidades do Interior”, diz o secretário Menna Barreto.

Locais de distribuição de água 
Atualização até esta quinta-feira (30) dos pontos de abastecimento em distritos e bairros do Município. Esse relatório traz números de pessoas e famílias que, no momento, estão sendo abastecidas pela Defesa Civil Municipal. Esses números tendem a aumentar por conta da demanda flutuante relativa à estiagem e ao período de temporada de veraneio no Balneário Passo do Verde:

- Arroio Grande: 5 pontos / 51 pessoas / 13 famílias 
- Passo do Verde: 13 pontos / 274 pessoas / 47 famílias
- São Valentim: 9 pontos / 26 pessoas / 9 famílias
- Santo Antão: 5 pontos / 14 pessoas / 6 famílias
- Boca do Monte: 2 pontos / 5 pessoas / 2 famílias
- Palma: 1 ponto / 6 pessoas / 1 família
- Pains: 3 pontos / 14 pessoas / 3 famílias
- Camobi:12 pontos / 25 pessoas / 13 famílias
- Pé de Plátano: 1 ponto / 12 pessoas / 2 famílias
- Km 3: 1 ponto / 5 pessoas / 1 família

Dessa forma, até o presente momento, a Defesa Civil Municipal possui 52 pontos de abastecimento localizados entre oito distritos e três bairros, fornecendo água para cerca de 95 famílias/450 pessoas durante o mês de dezembro. Ao longo das duas últimas semanas, já foram atendidas cinco novas ocorrências ocasionadas pela seca de fontes hídricas em algumas localidades (veja abaixo). Algumas famílias já eram atendidas anteriormente pela Defesa Civil, porém, com o agravamento da estiagem, elas precisaram entrar em contato novamente para a solicitação do serviço da Defesa Civil Municipal.

(1) Pé de Plátano
(1) Pains
(2) Passo do Verde
(1) Arroio Grande

Volume da entrega de água (quantidade em litros) no Município:
2017 – 20.000
2018 – 258.000
2019 – 176.000
2020 – 1.000.186
2021 – 1.831.600 (1º de janeiro de 2021 até o mês de novembro. O balanço de dezembro ainda não fechou, mas, até o momento, já foram distribuídos mais de 2,1 milhões de litros de água)

Pedidos de entrega de água podem ser feitos pelos seguintes contatos:

DEFESA CIVIL MUNICIPAL
– (55) 3222-5192
– (55) 99110-7940 (WhatsApp)

ÁREA URBANA

Nesse contexto, a gestora da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em Santa Maria, Andréia Zanini, também participou da reunião do grupo de trabalho e antecipou que, na área urbana do Município, não há, até o momento, risco de falta de água. No entanto, o alerta é para alguns cuidados importantes em relação ao consumo. 

“Não há nenhum risco de desabastecimento por escassez hídrica. Porém, sempre destacamos a necessidade do consumo consciente por parte da população. Paralelamente, temos feito atendimento nos distritos. É um esforço conjunto para analisarmos a situação e mantermos o abastecimento necessário nos distritos”, destaca Andréia.

Mesmo sem o risco de faltar água na área urbana de Santa Maria, a Corsan, concessionária que presta o serviço de abastecimento na cidade, reforça que deve haver uma conscientização de toda a sociedade. Por isso, a companhia lançou a campanha “Verão 360º”, que chama a atenção para a utilização da água com consciência e para a preservação do meio ambiente. Seguem algumas dicas para o uso racional do produto.

Com atitudes simples, você ajuda a evitar a falta de água:

- Não lave o carro com mangueira;
- Use somente a vassoura para limpar a calçada e o quintal;
- Não faça uso de grandes volumes, como em piscinas plásticas;
- Utilize regador para molhar as plantas nos horários de menor incidência de sol;
- Regule válvulas de descarga;
- Fique de olho em vazamentos e torneiras pingando;
- Coloque o máximo de roupas na máquina de lavar a cada lavagem

Fonte: Corsan

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459) e Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922) e Alex Caceres (Prefeitura) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial