Notícias

30/10/2021

Operação Balada Segura abordou 70 veículos entre a noite de sexta e a madrugada deste sábado


Durante as abordagens, foi constatado que 11,43% do total dos condutores cometeram alguma infração de trânsito

Entre a noite de sexta (29) e a madrugada deste sábado (30), a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou a 19ª Operação Balada Segura de 2021 na cidade. As barreiras foram montadas em trecho da Rua Serafim Valandro, no Bairro Centro, e na Avenida Hélvio Basso, no Bairro Uglione. Durante a ação, que ocorreu das 19h até a 1h, foram abordados 70 veículos. Entre esses, foi constatado que 11,43% dos condutores cometeram alguma infração de trânsito.

Do total dos condutores abordados, dois possivelmente teriam ingerido algum tipo de bebida alcoólica, pois não colaboraram com a operação, recusando-se a realizar o teste de etilômetro, e um condutor ingeriu bebida alcoólica sendo constatado o resultado de 0,16mg/l na contra prova do teste do etilômetro, sendo aplicada as penalidades conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Na operação, uma motocicleta foi recolhida por estar com descarga livre e em mau estado de conservação. Um condutor foi flagrado conduzindo veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão ou Autorização para Dirigir, sendo aplicada as penalidades de acordo com o CTB.

Ainda nesta ação, foram abordados dois veículos com o licenciamento vencido, sendo oferecida a opção para pagamento dos débitos através do APP Bancário, como prevê a Lei Estadual 55.514/2020 denominado Veículo Legal e regulamento pelo Decreto 55.735/2021, onde em Ações de Fiscalização programadas (blitz), pode ser ofertado aos condutores regularizar os débitos no local. Assim, com o pagamento o veículo não é removido, dispensando apenas a aplicação da medida administrativa do ART. 230V, e todos optaram pelo pagamento no local, não sendo aplicada a medida administrativa.

A 19ª Operação Balada Segura teve a participação de seis agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), um coordenador do Programa Vida no Trânsito, e apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar.

Dados da Operação:

Veículos abordados: 70
Veículos autuados: 8
Veículos recolhidos: 1
Condutor sem CNH: 1
Total de Autuações: 11
Testes do etilômetro: 57
Autuados por recusa: 2
Autuados por teste: 1
Autuados por crime: 0
Total autuados embriaguez: 3

*Fonte: CTMU

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial