Notícias

30/09/2021 30/09/2021 16h19m

Abertura da 48ª Feira do Livro de Santa Maria ocorre nesta sexta-feira em cerimônia para convidados


Foto: Alex Caceres (Prefeitura)

Evento, que segue até 16 de outubro, será online e presencial, com distanciamento entre as bancas de comercialização de obras

A partir desta sexta-feira (1º), obras literárias estarão na Praça Saldanha Marinho com o retorno da Feira do Livro de Santa Maria, um dos eventos mais tradicionais da cidade e da região. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, faz a abertura oficial do evento nesta sexta, às 17h, com cerimônia para convidados no Theatro Treze de Maio. A solenidade será transmitida ao vivo pelo Youtube e o Facebook da Feira. 

A edição deste ano, que segue até 16 de outubro, será híbrida, com atividades presenciais e online, em função da pandemia, e com programação cheia de atrações para todos os públicos. A Praça, palco do evento há décadas, desta vez terá 30 bancas para a comercialização de livros. As estruturas estão alocadas de maneira que respeite o distanciamento social, seguindo os protocolos em combate à propagação do coronavírus. 

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, descreve a Feira do Livro de Santa Maria como um movimento que une cultura, educação, turismo, desenvolvimento econômico e o sentir e estar na cidade.

“Mais do que um evento, é o maior encontro literário da região, e é o segundo maior do Estado, ficando atrás apenas de Porto Alegre. São 16 dias e números expressivos. Como 30 livreiros, mais de 120 livros sendo lançados, 30 escritores/autores em bate-papos e 50 escolas recebendo leituras compartilhadas. Teremos também o trenzinho fazendo o Caminho dos Trilhos, numa ação inédita de educação patrimonial e outras dezenas de intervenções artísticas”, destaca Rose.

A 48ª edição do evento tem como patrono o médico Leonardo Brasiliense. O professor homenageado é Lucas Visentini e a homenageada é Neiza Leite Veleda.

LANÇAMENTOS
Este ano a Feira tem um recorde de lançamentos de livros entre os últimos 5 anos. No total, 116 obras serão lançadas nesta edição de 2021. A Feira só ultrapassou esse número em 2016, quando registrou 138 livros lançados.

Os lançamentos presenciais ocorrem em frente ao Theatro Treze de Maio, na Praça Saldanha Marinho. Confira a programação dos lançamentos (em anexo, abaixo).

A Feira é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, da Câmara do Livro, da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Franciscana (UFN) e da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE).

A FEIRA NA WEB
Instagram 
Facebook 
YouTube 
Site 

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial