Notícias

24/09/2021 01/10/2021 21h04m

Prefeitura lança a 48ª Feira do Livro de Santa Maria, em modelo híbrido, e divulga programação


Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura

De 1º a 16 e outubro, a Praça Saldanha Marinho, o Theatro Treze de Maio e as redes sociais do evento trazem muita literatura e entretenimento

A partir da próxima sexta-feira (1º), a magia da literatura volta à Praça Saldanha Marinho por meio da 48ª Feira do Livro de Santa Maria, um dos eventos mais tradicionais da cidade e da região. Até 16 de outubro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, apresenta uma programação cheia de atrações para todos os públicos.

Nesta edição, a Feira do Livro será híbrida, com atividades presenciais e online, em função da pandemia. A Praça, palco do evento há décadas, desta vez terá 30 bancas para a comercialização de livros. As estruturas estarão alocadas de maneira que respeite o distanciamento social, seguindo os protocolos em combate à propagação do coronavírus.

O prefeito Jorge Pozzobom convida todos a participaram da Feira do Livro 2021, mas sem esquecer àqueles que fizeram parte da sua história, como o patrono do evento em 2020, Guido Isaia, que faleceu nesta terça-feira (21).

“Eu quero compartilhar com vocês essa mensagem de amor e de alegria. Há poucos dias nos despedimos do nosso querido Guido Isaia, que foi patrono da Feira no ano passado. Mas eu tenho certeza que hoje, no lançamento, ele está conosco. Por que ele iria querer isso, que sentíssemos esse amor e alegria. Essas que são características da nossa Feira do Livro. Um grande abraço e uma excelente Feira do Livro para todos nós”, deseja o prefeito Jorge Pozzobom.

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, comemora a volta da Feira do Livro a Praça Saldanha Marinho, casa do evento há décadas. Ela também recorda o patrono da Feira do ano passado com uma homenagem.

“Tem livro de novo na Praça. A Feira do Livro 2021 vai ser de uma forma diferente. Nela, com uma programação muito bonita, vamos lembrar do nosso patrono de 2020, que é o nosso amigo Guido Isaia, que vai estar sempre na nossa memória”, pontua Rose.

A Feira do Livro 2021 tem como patrono o médico Leonardo Brasiliense. O professor homenageado é Lucas Visentini e a homenageada é Neiza Leite Veleda (leia mais sobre todos eles abaixo).

ATRAÇÕES
Com o retorno da Feira para a Praça Saldanha Marinho, algumas atividades de interação com o público também voltam à programação do evento, sempre seguindo os protocolos sanitários. A programação foi confirmada nesta sexta-feira (24). Uma delas é o passeio de trenzinho “Caminho para os Trilhos”, que vai fazer a criançada ler e conhecer o Centro Histórico de Santa Maria. O trajeto é da Praça Saldanha Marinho até a Gare da Viação Férrea. De carona, personagens especiais vão apresentar a história arquitetônica e o passado ferroviário do Centro Histórico da cidade.

Além das atividades na Praça, no Theatro Treze de Maio e nas redes sociais da Feira, o evento também terá atrações descentralizadas, como o “Leituras Compartilhadas”, em que 15 artistas visitarão 45 escolas da rede pública de educação. A intervenção foi pensada para aquelas escolas que não poderão visitar a Feira na Praça este ano. Assim, a literatura vai até as crianças e jovens, com momentos de leituras e contação de histórias.

A Feira também terá a exposição “Silêncio, os Pássaros Lêem em Voz Alta”, de 5 a 20 de outubro, nas Lojas Eny. Descrita como uma exposição e um livro, poemário de Buriti, a exibição busca refletir sobre as questões ambientais a partir da Amazônia em perigo e como isso reflete na vida de todos.

A programação ainda conta com a exposição “Nos Animados Tempos de Joel Saldanha”, de 8 a 29 de outubro, na sala de exposições Angelita Stefani da Universidade Franciscana (UFN). A exibição é interativa e faz um mergulho na época em que havia internet e nem computadores. A ideia é mostrar como a mente criativa e inventiva do desenhista Joel Romagueira Coimbra Saldanha (1936-2018) foi capaz de produzir animações cinematográficas sem os modernos programas de edição. 

ESTRUTURAS
O mapa das bancas será divulgado nos próximos dias. A programação completa está disponível abaixo. Para conferir as novidades, acompanhe o site da Prefeitura e as redes sociais da Feira do Livro de Santa Maria.

A Feira é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, da Câmara do Livro, da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Franciscana (UFN) e da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE).

48ª FEIRA DO LIVRO DE SANTA MARIA
– Quando: de 1º a 16 de outubro
Formato: híbrido, com atividades online e presenciais, na Praça Saldanha Marinho e no Theatro Treze de Maio
Horário de funcionamento: de domingo a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados, das 10h às 19h

PATRONO – LEONARDO BRASILIENSE
Nascido em São Gabriel, é formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, trabalha na Receita Federal. Tem uma vasta produção de livros, muitos, detentores de prêmios importantes de literatura como: “O desejo da Psicanálise” (teoria psicanalítica, Sulina, 1999), “Meu sonho acaba tarde” (contos, WS Editor, 2000), “Desatino” (contos, Sulina, 2002), entre outros. Escreve também roteiros de cinema e TV e, nas horas vagas, dedica-se à fotografia.

PROFESSOR HOMENAGEADO – LUCAS VISENTINI
Atua como docente da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria e desenvolve o Projeto Literaturando: literatura, cultura, cidadania e ciência no Ensino Fundamental. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSM, é também escritor, pesquisador e editor. Publicou os livros Neto e a Boca do Monte (Academia Santa-Mariense de Letras), Da Desfaçatez das Palavras (Editora e Gráfica Caxias), Céu, Sol e Mar: a travessia (Edição do Autor). Recebeu o Prêmio Paulo Freire Talentos em Educação da Câmara Municipal de Santa Maria em 2019.

HOMENAGEADA - NEIZA LEITE VELEDA
Detentora da cadeira 23 da Academia Santa-mariense de Letras (ASL). Foi professora universitária e, entre 1963 e 1986, deu aulas no curso de Letras da UFSM. Nascida em Bagé, Neiza chegou à Santa Maria em 1963. Publicou dois livros de poemas “Sob o Céu de Santa Maria” e “Eu Era Verde”. Em 2018, foi a mais votada entre os Destaques da ASL no gênero conto pelo trabalho na última antologia publicada pela academia. Morreu em 2019, aos 100 anos.

A FEIRA NA WEB
Instagram
Facebook 
YouTube 
Site

PROGRAMAÇÃO 48ª FEIRA DO LIVRO DE SANTA MARIA*

Dia 1º de outubro
– 15h - Intervenção “Passageiros da Alegria”, com a Cia Retalhos, na Praça Saldanha Marinho
– 17h - Abertura oficial da 48ª Feira do Livro, para convidados no Theatro Treze de Maio e transmissão ao vivo nas redes sociais da Feira
– 19h - Livro Livre com a mesa redonda “Um mar de histórias: Palavra, imagem e música” - com Com Lúcia Hiratsuka, Leo Cunha, Benita Prieto, Volnei Canônica, Maurício Leite e participação do patrono da Feira do Livro de Santa Maria, Leonardo Brasiliense. Atividade híbrida. Retirada de senhas no Theatro para assistir da plateia.

Dia 2 de outubro
– Às 10h e às 17h - Intervenção “Passageiros da Alegria”, com a Cia Retalhos, na Praça Saldanha Marinho
– 14h - Intervenção “Los Viajantes”, com Companhia Armazém e Cultura, na Praça Saldanha Marinho
– 15h – Espetáculo “Contos Mágicos”, com Eric Chartiot, Theatro Treze de Maio
– Das 15h às 18h - Passeio de trenzinho “Lendo a cidade: caminho aos trilhos”, saída da Praça Saldanha Marinho
– 19h - Livro Livre com show de Tiago Ferraz do álbum “A Linda Canção Do Sábio Sabiá”. Atividade híbrida. Retirada de senhas no Theatro para assistir da plateia.

Dia 3 de outubro
– 15h – Espetáculo “Tok Toque”, no Theatro Treze de Maio. Atividade híbrida. Retirada de senhas no Theatro para assistir da plateia.
– 16h - Intervenção “Los Viajantes”, com Companhia Armazém e Cultura, na Praça Saldanha Marinho
– 19h - Livro Livre com José Eduardo Agualusa, pelas redes sociais da Feira do Livro 

Dia 4 de outubro
– 16h - Intervenções poéticas nas janelas frontais do Theatro Treze de Maio com Companhia Armazém Cultura e Entretenimento
– 19h - Livro Livre Itamar Vieira Jr., pelas redes sociais da Feira do Livro

Dia 5 de outubro
– 17h - Lançamento do app Geoarte do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Theatro Treze de Maio
– 19h - Livro Livre com Martha Batalha, pelas redes sociais da Feira do Livro

Dia 6 de outubro
– Das 14h às 16h - Leitura, arte e Skate, na Praça CEU (Bairro Nova Santa Marta)
– 15h - Intervenção “O Circo do Mundinho Feliz” (Teatro Por Que Não?), na Praça Saldanha Marinho
– 19h - Livro Livre com o lançamento da antologia ‘Elas por Elas: Almas a bordo’, da Casa do Poeta de Santa Maria. Atividade híbrida. Retirada de senhas no Theatro para assistir da plateia.

Dia 7 de outubro
– 17h - Bate papo “Perspectivas sobre o Patrimônio Histórico Cultural de Santa Maria”, pelas redes sociais da Feira do Livro
– 19h - Livro Livre - Noite do Patrono com homenagem a Leonardo Brasiliense, patrono da 48ª Feira do Livro, no Theatro Treze De Maio. Atividade híbrida. Retirada de senhas no Theatro para assistir da plateia.

Dia 8 de outubro
– Às 15h e às 17h - Intervenção “Passageiros da Alegria”, com a Cia Retalhos, na Praça Saldanha Marinho
– 16h - Espetáculo “Terra à Vista”, com Companhia Armazém e Cultura, no Theatro Treze De Maio. Atividade híbrida. Retirada de senhas no Theatro para assistir da plateia.
– 17h - Abertura da exposição “Nos Animados Tempos de Joel Saldanha”, da TV OVO, na sala de exposições Angelita Stefani da Universidade Franciscana (UFN)
– 19h - Livro Livre com Ailton Krenak, pelas redes sociais da Feira do Livro

Dia 9 de outubro
– Às 10h e às 17h - Intervenção “Passageiros da Alegria”, com a Cia Retalhos, na Praça Saldanha Marinho
– 14h - Intervenção “Los Viajantes”, com Companhia Armazém e Cultura, na Praça Saldanha Marinho
– Das 15h às 18h - Passeio de trenzinho “Lendo a cidade: caminho aos trilhos”, saída da Praça Saldanha Marinho
– 16h - Sessão aberta do documentário ‘Depois do Fim’, de Álvaro Carvalho Neto, no Theatro Treze de Maio - limite de público. 
– 19h - Livro Livre “Aroma – Um duo que canta o cotidiano em versos”, com duo Aroma, formado por Artur Poffo e Pedro Pacheco, no Theatro Treze De Maio. Atividade híbrida. Retirada de senhas no Theatro para assistir da plateia.

Dia 10 de outubro
– 16h - Espetáculo “O Circo Do Mundinho Feliz”, do Teatro Por Que Não?, no Theatro Treze De Maio. Atividade híbrida. Retirada de senhas no Theatro para assistir da plateia.
– 19h - Livro Livre com André Trigueiro, pelas redes sociais da Feira do Livro

Dia 11 de outubro
– 15h - Sarau Dxs Atrevidxs, no Theatro Treze de Maio. Atividade híbrida. Retirada de senhas no Theatro para assistir da plateia.
– 17h - Intervenções poéticas nas janelas frontais do Theatro Treze de Maio com Companhia Armazém Cultura e Entretenimento
– 19h - Livro Livre “O Restauro da presença e a consciência digital:  a experiência do Ser no mundo através do corpo”, com Carolina Berger, no Theatro Treze de Maio. Atividade híbrida. Retirada de senhas no Theatro para assistir da plateia.

Dia 12 de outubro
– 15h – Espetáculo “Polly Divertida”, no Theatro Treze de Maio. Atividade híbrida. Retirada de senhas no Theatro para assistir da plateia.
– Das 15h às 18h - Passeio de trenzinho “Lendo a cidade: caminho aos trilhos”, saída da Praça Saldanha Marinho
– 19h - Livro Livre com o espetáculo “No Tempo Encantado das Estações”, no Theatro Treze de Maio. Atividade híbrida. Retirada de senhas no Theatro para assistir da plateia.

Dia 13 de outubro
– Das 14h às 16h - Leitura, arte e Skate, na Praça CEU (Bairro Nova Santa Marta)
– 15h - Intervenção “O Circo do Mundinho Feliz” (Teatro Por Que Não?), na Praça Saldanha Marinho
– 17h – Bate papo “Perspectivas sobre o Patrimônio Histórico Cultural de Santa Maria”, pelas redes sociais da Feira do Livro
– 19h - Livro Livre “Leitura e criação no mundo virtual” com os convidados João Victório Bevilaqua, Denys Schmitt, Fabio Brust, Inari Jardani e Aline Brutti (participação especial em vídeo de Patricia Lima). Mediação: Lucio Pozzobon de Moraes. Atividade híbrida. Retirada de senhas no Theatro para assistir da plateia.

Dia 14 de outubro
– 16h - Intervenções poéticas nas janelas frontais do Theatro Treze de Maio com Companhia Armazém Cultura e Entretenimento
– 17h – Bate papo “Perspectivas sobre o Patrimônio Histórico Cultural de Santa Maria”, pelas redes sociais da Feira do Livro
– 19h - Livro Livre “Audiovisual e Memória”, produção TV OVO, pelas redes sociais da Feira do Livro

Dia 15 de outubro
– 16h - Intervenções poéticas nas janelas frontais do Theatro Treze de Maio com Companhia Armazém Cultura e Entretenimento
– 17h - Intervenção “Passageiros da Alegria”, com a Cia Retalhos, na Praça Saldanha Marinho
– 19h - Livro Livre com a Banda Vespertinos. Atividade híbrida. Retirada de senhas no Theatro para assistir da plateia.

Dia 16 de outubro
– Às 10h e às 17h - Intervenção “Passageiros da Alegria”, com a Cia Retalhos, na Praça Saldanha Marinho
– Das 15h às 18h: Passeio de trenzinho “Lendo a cidade: caminho aos trilhos”, saída da Praça Saldanha Marinho

*A programação poderá sofrer alterações

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Artes: Gibran Carrazzoni/Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial