Inicial > Notícias > Com a abordagem de 84 veículos,...

Notícias

03/07/2021 03/07/2021 18h25m

Com a abordagem de 84 veículos, Prefeitura de Santa Maria realiza a 7ª Balada Segura de 2021


Foto: Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470)

Ações de orientação e fiscalização no trânsito ocorreram na noite desta sexta-feira (2) e na madrugada deste sábado (3)

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou a 7ª Balada Segura de 2021 na noite desta sexta-feira (2) e na madrugada deste sábado (3). A barreira foi instalada na Rua Silva Jardim, no Bairro Rosário. A operação ocorreu das 19h de sexta-feira à 1h de sábado, sendo que 84 veículos foram abordados.

Durante a operação, foram seguidos todos os protocolos de segurança para evitar a proliferação do coronavírus com o uso de proteção individual e higienização dos equipamentos disponibilizados para os condutores e os passageiros. Além das abordagens, também foram distribuídos materiais educativos com orientações para a segurança no trânsito.

Conforme a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), 21,43% dos condutores abordados cometeram alguma infração de trânsito. Um motorista foi flagrado dirigindo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir.

Entre os condutores abordados, 4,76% haviam ingerido algum tipo de bebida alcoólica. Um motorista que realizou o teste de etilômetro superou os 0.33mg/L de álcool no sangue, o que configura crime de embriaguez ao volante. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). Outros três condutores foram autuados por recusa ao teste de etilômetro, mais conhecido como bafômetro.

Além disso, quatro veículos abordados na operação estavam com o licenciamento vencido. Entretanto, os condutores optaram por pagar os débitos durante a blitz, por meio de aplicativo bancário. 

A lei estadual 55.514/2020, denominada Veículo Legal, regulamenta que em ações de fiscalização programadas, as blitze, pode ser ofertada aos motoristas a opção de regularizar os débitos durante a abordagem. Assim, com o pagamento do licenciamento, o veículo não é removido, dispensando a aplicação de medida administrativa.

A Balada Segura Educativa teve a participação de agentes da CTMU, de guardas municipais e de policiais da Brigada Militar.

Dados da operação Balada Segura*
– Veículos abordados: 84
– Veículos autuados: 18
– Veículos recolhidos: 0
– Condutor sem CNH: 1
– CNHs recolhidas: 4
– Total de autuações: 19
– Testes do etilômetro: 41
– Autuados por recusa ao teste do etilômetro: 3
– Autuados por teste do etilômetro: 1
– Autuados por crime de trânsito: 1
– Total de autuados por embriaguez: 4
*Fonte: CTMU

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial