Inicial > Notícias > Limpeza de focos de resíduos em...

Notícias

19/05/2020

Limpeza de focos de resíduos em áreas da Nova Santa Marta está sendo realizada pela Prefeitura


Principal objetivo é atuar na eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está realizando uma ação complementar às diversas iniciativas de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e o zika vírus. De fevereiro deste ano até a última sexta-feira (15), Santa Maria registrou 101 casos confirmados de dengue e 4 de zika. A maioria dos pacientes está na Nova Santa Marta, bairro onde teve início, na manhã desta terça-feira (19), a limpeza de áreas verdes com descarte irregular de resíduos.

“Uma das prioridades da Secretaria de Meio Ambiente é atuar em locais de maior incidência de doenças condicionadas por fatores ambientais, como é o caso da dengue e do zika. Porém, não adianta o Município fazer sua parte, com escassos recursos, se a população não ajudar. Precisamos que a população, mais do que nunca, colabore e destine adequadamente seus resíduos sem deixar objetos que acumulam água nos pátios”, explica o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Rocha.

A limpeza de focos de resíduos foi realizada em áreas públicas da Rua dos Pedreiros, no Bairro Nova Santa Marta, na Região Oeste da cidade. São locais que contam com grande quantidade de mato e circulação de pessoas, principalmente crianças, e, por isso, a preocupação do Poder Público. Nos locais, é possível visualizar pneus, latas de tinta e garrafas com água suja no interior, um dos principais criadouros do mosquito Aedes aegypti. A previsão é de que a limpeza tenha continuidade nos próximos dias a partir da identificação das regiões do bairro onde tenha incidência de descarte irregular de resíduos. Outros bairros do Município com registro de infectados também passarão por limpeza de locais públicos.

Ainda nesta segunda-feira (18), uma equipe da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) realizou a aplicação de inseticida em mais de 40 quarteirões do Bairro Nova Santa Marta. Confira, abaixo, como evitar o mosquito.

– Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
– Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
– Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
– Mantenha tampados tonéis e barris de água;
– Guarde garrafas de cabeça para baixo;
– Recolha seus resíduos;
– Use repelente;
– Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
– Atenção às piscinas, especialmente as de plástico;
– Para denúncias de locais com água parada, entre em contato com a Ouvidoria, pelo número 156

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial