Inicial > Notícias > Para avaliar, ajustar e reforçar medidas,...

Notícias

06/04/2020 06/04/2020 18h22m

Para avaliar, ajustar e reforçar medidas, Prefeitura se reúne com diferentes setores da sociedade


Reuniões buscam mensurar as ações já praticadas pelo Executivo e propor iniciativas para, quando possível, a reabertura gradual de atividades econômicas

Nas últimas semanas, o Governo Municipal tem trabalhado em medidas de segurança e prevenção à Covid-19. Para dar prosseguimento às novas ações e ajustar, avaliar e reforçar as medidas, a Prefeitura de Santa Maria realizou, na manhã desta segunda-feira (6), no Gabinete de Governança, duas reuniões com diferentes setores econômicos do Município. A partir do diálogo e do entendimento de que as intervenções são necessárias para a proteção da saúde da população, o Poder Executivo tratou sobre os ajustes de medidas com representantes das indústrias, bem como de novos protocolos para a retomada gradual, quando possível, do setor de restaurantes.

“Assim como todos os gestores, estamos preocupados com a retomada do Desenvolvimento Econômico. Peço que confiem em nós, pois estamos tomando medidas duras, mas, necessárias agora. Porém, vamos levar em consideração, com responsabilidade, todos os posicionamentos, sugestões, críticas e propostas”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom.

“Agora é a hora de buscar soluções setoriais, conselhos e opiniões de cada atividade, para, juntos, público e privado, voltarmos a crescer”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk

Nas duas reuniões, também estiveram presentes o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, e a secretária de Educação, Lúcia Madruga. Todos integram o Comitê de Acompanhamento Covid-19.

SETOR INDUSTRIAL

Entendendo que as medidas praticadas pela Prefeitura são necessárias e que todas as ações buscam o bem comum dos cidadãos, representantes de associações ligadas ao setor das indústrias do Município participaram da primeira reunião desta segunda-feira.

“Entendo que o que está sendo feito agora é pelo bem da população. Então, é preciso reconhecer que as medidas estão tendo efeitos positivos. Trabalhamos com ações internas bastante rígidas, com procedimentos que devem ser seguidos pelas indústrias (clique aqui)”, salientou o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria, Julio Kirchoff.

De acordo com a Prefeitura, esse mesmo documento, já encaminhado às indústrias, servirá de base, inclusive, para as ações de fiscalizações. Ainda, o Executivo reforçou a necessidade de aplicação das medidas de higiene conforme o decreto estadual 55.154.

Também pode constar o reforço da Prefeitura em relação à necessidade de aplicação das medidas de higiene e outras, conforme art. 4 do decreto estadual.

Gabriel Trevisan Neto, da Associação Distrito Vivo, e Tiago Sanchotene, da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), também participaram da reunião, ressaltando que os esforços do Poder Público têm sido importantes para conter a epidemia, bem como o diálogo aberto e permanente com as entidades.

“As indústrias voltaram com bastante cuidado no Parque Industrial. Sabemos das responsabilidades e estamos tomando todos os cuidados necessários”, ressaltou Gabriel.

“Parabéns pelas ações tomadas e por manter o canal aberto entre a Prefeitura e os demais setores do Município”, complementou Sanchotene.

AHTURR

A segunda reunião da Prefeitura de Santa Maria foi com a Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (AHTURR). O setor, principalmente os restaurantes, tem sido bastante afetado pelas medidas. Porém, justamente para pensar estratégias de recuperação econômica, a Prefeitura promoveu o encontro.

“Diante da crise, estamos trabalhando com transparência e ações responsáveis, de cuidado prioritário com a saúde da população, mas, também, observando e cuidando do cenário econômico”, ressaltou o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

Dessa forma, o Executivo e os representantes da associação entraram em consenso de que é preciso, desde agora, criar novos protocolos para a retomada gradual dos atendimentos nos restaurantes da cidade. Os protocolos começarão a ser projetados nesta semana, para, a partir do dia 13 de abril, gradualmente, elas começarem a ser executadas.

“A indicação de uma data ou de projeções são fundamentais para criar estratégias de reabertura, e essa era uma das nossas preocupações”, destacou o presidente da AHTURR, Emerson Nereu.

“Estava preparado para encarar um ambiente hostil e, no final, vi que estava entre amigos”, complementou o empresário Vanderlei Azevedo Júnior.

Também participou da reunião Silvia dos Santos, da executiva da Associação. Na ocasião, a secretária Lúcia Madruga também ressaltou as medidas que atingem as escolas do Município, lembrando que a Prefeitura tem trabalhado seguindo todos as recomendações de técnicos e especialistas.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Foto: Ariéli Ziegler/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial