Inicial > Notícias > Centro Desportivo Municipal começará a...

Notícias

24/03/2020 24/03/2020 16h50m

Centro Desportivo Municipal começará a receber pessoas em situação de rua nesta terca-feira


Em parceria com Prefeitura, Exército se disponibizou a fornecer o café da manhã para as pessoas, enquanto Executivo serve o almoço e o jantar

A partir das 20h desta terça-feira (24), as portas de dois ginásios do Centro Desportivo Municipal (CDM) estarão abertas para receber a população em situação de rua do Município. Ao menos 50 leitos estão preparados para acolher os moradores de rua. A iniciativa da Prefeitura de Santa Maria é para combater a disseminação do Covid-19 e, também, para garantir a segurança das pessoas mais vulneráveis diante do quadro de pandemia mundial.

Além da colaboração da comunidade, que doou colchões, roupas de cama, kits de higiene, entre outros produtos, o Poder Executivo passa a contar com a parceria do Exército Brasileiro, por meio da 6° Brigada de Infantaria Blindada (6ª BIB), que vai servir os cafés da manhã aos acolhidos. Nos fins de semana, a instituição vai prover todas as refeições, incluindo almoço e jantar.

Durante os dias de semana, caberá ao Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheiter fornecer o almoço e o jantar, enquanto a 6ª BIB viabilizará o café da manhã.

"São parcerias importantes e muito necessárias neste momento. Agradecemos à população, que doa donativos, e ao Exército por se juntarem a nós nesta causa tão nobre, que é acolher e garantir a segurança das pessoas que mais precisam", destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, João Chaves.

Ressalta-se que, devido à solidariedade dos santa-marienses, que estão ajudando com sinalização de muitas doações, a Prefeitura de Santa Maria não está conseguindo fazer todos os recolhimentos de mantimentos. Ao agradecer pelo generoso ato, o Executivo pede a colaboração dos cidadãos, pois está trabalhando no recolhimento com número reduzido de servidores.

Conforme o secretário João Chaves e o superintendente de Esporte e Lazer, Givago Ribeiro, um dos ginásios será destinado ao cadastramento e à higienização, e o outro servirá como dormitório. Cada colchão individual está separado por gradis, respeitando o distanciamento entre as pessoas.

As abordagens aos moradores de rua serão feitas pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e também pelos órgãos da Segurança Pública que estão nas ruas solicitando para que as pessoas fiquem em casa. Os servidores e os agentes irão orientar os moradores de rua para que procurem o serviço no CDM.

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial