Inicial > Notícias > Com produção local, Caminhão do Peixe...

Notícias

21/02/2020 21/02/2020 09h51m

Com produção local, Caminhão do Peixe foi reinaugurado na Praça dos Bombeiros nesta sexta-feira (21)


O caminhão vai circular por toda a cidade, semanalmente, para que quem vive em todas as regiões possa experimentar a produção local

Cedo nesta sexta-feira, a Prefeitura de Santa Maria reinaugurou o Caminhão do Peixe. A solenidade ocorreu por volta das 8h, na Praça João Pedro Menna Barreto, conhecida popularmente como Praça dos Bombeiros, no Centro da cidade.

Abastecido com produção local, principalmente do distrito de Boca do Monte, são ofertadas à população, durante esta manhã, carpas de diferentes espécies (cabeça-grande, prateada, húngara e capim) e formatos (inteiras, em postas e filetadas) com preços que variam de R$ 11,60 a R$ 28,80 o quilo.

“Há muito tempo, esperávamos por esse momento. Estamos muito felizes e queremos agradecer a todos que possibilitaram que o caminhão voltasse a funcionar, como a Prefeitura e a Emater. Todos foram fundamentais para que essa vontade se tornasse realidade. Em nome de todas as famílias que integram a associação de piscicultores, meu muito obrigado”, agradeceu Roque Rodrigues, da Piscicultura Rodrigues, frigorifico certificado pela Prefeitura para fazer o abate dos peixes.

O frigorífico recebe peixes de 18 famílias que integram a Associação dos Piscicultores de Santa Maria. Durante o ato de reinauguração do caminhão, ele recebeu o certificado de registro de inspeção municipal, último documento que faltava para que o serviço voltasse a ser prestado para a população.

“Este governo tem incentivado a produção agrícola mantendo programas de fomento que deram certo, como o de incentivo à produção de peixes. Aumentamos a produção de 40 toneladas por ano para 200 toneladas por ano desde 2009. Isso gera emprego e renda no meio rural. Agora, com o Caminhão do Peixe, mais uma alternativa de renda. É uma grande satisfação estar participando da sua reinauguração”, disse o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto.

O prefeito Jorge Pozzobom lembrou que o Caminhão do Peixe passou por dois testes antes que pudesse voltar, efetivamente, às ruas e avenidas do Município.

“O Restaurante Popular, que reinauguramos recentemente, recebeu a produção de peixes do Interior de Santa Maria e ofertou para a população que foi almoçar no local nesta semana. E todos aprovaram. Vamos continuar incentivando o produtor local. Com o Caminhão do Peixe, a única preocupação que eles vão ter é com a produção. O Município vai arcar com todos os custos. E é assim que tem que ser com serviços importantes para a população de Santa Maria”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito Sergio Cechin, o secretário de Financas, Mateus Frozza, o Secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, o secretário adjunto de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, o secretário adjunto de Cultura, Esporte e Lazer, Nelson Cauzzo, a superintendente da Ouvidoria Geral da Prefeitura, Suséli Santos, o superintendente do Interior, Palo Schuster, o vereador Juliano Soares, representando a Câmara de Vereadores, Ricardo Machado, da Emater, e o vice-presidente da Associação dos Piscicultores de Santa Maria, Gilmar Rodrigues.

Cronograma

O Caminhão do Peixe vai circular por toda a cidade para que quem vive em todas as regiões possa experimentar a produção local. O cronograma – com dias, horários e locais – será divulgado semanalmente.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial