Inicial > Notícias > Santa Maria sedia primeiro encontro do...

Notícias

13/09/2019 13/09/2019 18h33m

Santa Maria sedia primeiro encontro do Inova RS em evento que destaca o espírito colaborativo


Prefeito Jorge Pozzobom recepcionou os secretários estaduais Luís Lamb e Claudio Gastal

Tendo como premissas o fomento ao ecossistema de inovação local e tornar o Município atraente para receber novos empreendedores e gerar negócios e riqueza para a região, o programa Inova RS foi apresentado na tarde desta sexta-feira (13). O auditório do Tecnoparque recebeu representantes do governo estadual, além de empresários e instituições locais e regionais. Santa Maria é o primeiro Município gaúcho a receber o roteiro de visitas às regiões que integram o Inova RS. A iniciativa foi apresentada pelos secretários estaduais Luís Lamb, de Inovação, Ciência e Tecnologia, e Claudio Gastal, de Governança e Gestão Estratégica, ao prefeito Jorge Pozzobom.

“A inovação passa pela educação. Por meio do Inova RS, estamos tendo a oportunidade de revigorar nossas formas de pensar e de agir. Já temos um bom diálogo estabelecido entre as instâncias, mas podemos construir uma articulação ainda mais fortalecida em prol do desenvolvimento regional”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom durante o evento.

A ideia é incluir o Estado no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental em oito regiões. O Inova RS busca coordenar ações existentes nessas regiões e, de forma colaborativa, tornar o Estado um lugar que promova, retenha e atraia investimentos e talentos empreendedores.

“Estamos focados no desenvolvimento de negócios alicerçados na tecnologia e no conhecimento. Estamos proporcionando uma visão a longo prazo para a população gaúcha. Após a formação de comitês estratégicos e técnicos, identificamos as possibilidades de potenciais e buscamos soluções. Após, elaboram-se relatórios e articulam-se atores para definir um conjunto de desafios”, explica o secretário estadual de de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb.

O lançamento do Inova RS também contou com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, com o secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, com o secretário de Finanças, Mateus Frozza, e com a Controladora do Município, Carolina Lisowski. Também estavam o reitor da UFSM, Paulo Burmann, a reitora da UFN, Iraní Rupolo, e demais representantes das instituições de ensino e de instituições locais.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial