Inicial > Notícias > Operação ‘Sossego Público’ atende denúncias de...

Notícias

02/03/2019 02/03/2019 14h23m

Operação ‘Sossego Público’ atende denúncias de perturbação e fiscalização de alvarás em bares


Ações integradas se iniciaram nesta semana e seguirão até o fim deste mês

Uma operação em conjunto com secretarias do Município e órgãos de segurança tem atuado desde a última quinta-feira em Santa Maria. As ações ocorrem em parceria com integrantes da Brigada Militar, Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e Superintendência de Fiscalização. 

As motivações da operação são denúncias de perturbação pública, como aglomeração de pessoas e som alto, fiscalização de alvarás e cumprimento do horário de fechamento de estabelecimentos. Uma revenda de bebidas que fica na Avenida Borges de Medeiros foi fechada por três vezes, entre a noite de quinta-feira (1°) e a madrugada de sábado (2), por desobediência no horário de funcionamento. No alvará do local, consta fechamento às 22h. Porém, a primeira ocorrência se deu ainda na quinta-feira, por volta das 23h30min. Os outros horários de fechamento foram por volta das 22h30min de sexta-feira e por volta da 1h de sábado. Após, foi registrado Boletim de Ocorrência relatando as irregularidades apontadas na fiscalização. 

Ainda na noite de sexta-feira, por volta das 11h, a fiscalização recolheu os produtos de uma Kombi que comercializava bebida alcoólica sem licença. Além disso, foi aplicada multa em função de o veículo estar estacionado dentro da Praça Saturnino de Brito. Já na noite de quinta-feira (28), foram fechadas outras três distribuidoras de bebidas: uma na Tancredo Neves e outras duas na Rua Silva Jardim, por funcionamento sem alvará. Também foram vistoriados outros quatro estabelecimentos, que estavam cumprindo horário de fechamento, e realizadas ações ao longo da Avenida Hélvio Basso por registro de aglomeração de pessoas e realização de rachas.

“Focamos nossos esforços em atender vários locais de denúncias que chegaram para nós. Tivemos um trabalho conjunto do DMT com outras secretarias do Município e com forças de segurança da cidade, com objetivo maior da manutenção da ordem e, principalmente, de proteção à vida”, esclarece o secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas.

Conforme o superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes, além das denúncias, a Operação ‘Sossego Público’ ocorre em locais com irregularidades. “Também realizamos levantamento de inteligência. São locais que estão em desacordo com as normas e leis do Município, e que, constantemente, a Guarda Municipal identifica”, explica.

Ainda segundo o responsável pela Guarda Municipal, será encaminhado relatório ao Ministério Público dos locais que não obedeceram as ordens de fechamento.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Foto: Divulgação
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial