Inicial > Notícias > Hospital Casa de Saúde reinaugura ala...

Notícias

01/03/2019

Hospital Casa de Saúde reinaugura ala pediátrica após mais de um ano fechada


Leitos de referência servirão para desafogar a UPA e o PA do Patronato do Município

Com a intenção de atender uma demanda reprimida há mais de um ano e desafogar unidades de Saúde do Município, o Hospital Casa de Saúde reabriu a ala de internação pediátrica Pequeno Príncipe. Na manhã desta sexta-feira (1º), 11 leitos, atendidos integralmente pelo SUS, foram reabertos. Trata-se de um importante passo para o fortalecimento da união do Município com entidades promotoras da Saúde.

A Unidade Pequeno Príncipe receberá pacientes atendidos na UPA e no PA do Patronato. Desafogar os atendimentos nesses locais é a consequência direta desta iniciativa. O Município tem contrato administrativo com a Casa de Saúde para gestão do local, terceirizando o serviço para a Sefas. Porém, o contrato por leitos hospitalares é com o Estado. A administração da Casa de Saúde está na expectativa de repasse estadual devido – R$ 85 mil mensais – em dia.

“Cada vez mais, temos de buscar estas parcerias para permitir um atendimento de qualidade para todos. Por isso, a importância de mantermos estas boas relações, garantindo um impacto positivo para a população. Tenho certeza de que esta união vai seguir, tendo em nossa Administração uma grande parceira”, afirma o prefeito Jorge Pozzobom que, em 30 de maio de 1969, nasceu na Casa de Saúde, instituição pela qual mantém grande apreço.  

O secretário da Saúde, Francisco Harrisson, enfatizou a promoção da saúde: “Temos de trabalhar para prevenir as doenças, e tudo começa na ala pediátrica, com as crianças recebendo atendimento de qualidade. Trata-se de uma grande vitória para o Município”. 

A ala pediátrica passou por reforma custeada pela Universidade Franciscana (UFN), que trabalha em parceria com a Sefas. Para reabrir o serviço foram contratados três novos pediatras e o quadro deve chegar a sete. O ato de reabertura da ala pediátrica contou com representantes das duas entidades, além do Conselho Municipal de Saúde e da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde.

“Estávamos com os leitos fechados e sempre recebendo uma grande demanda de bebês. Era uma angústia muito grande, e esta reabertura faz com que possamos ficar mais aliviados, mas entendemos que temos condições de ter mais leitos, mais profissionais e receber mais pacientes”, explica a Irmã Ubaldina Souza e Silva, diretora da Casa de Saúde.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial