Inicial > Notícias > Evento marca a abertura do ano...

Notícias

23/02/2019 23/02/2019 14h49m

Evento marca a abertura do ano letivo nas escolas da Rede Municipal de Ensino em Santa Maria


Durante o ato, 42 novos professores tomaram posse no quadro de servidores da Prefeitura

Com o salão do CTG sentinela da Querência completamente lotado, a Prefeitura de Santa Maria promoveu, na manhã deste sábado (23), a abertura do ano letivo de 2019 na Rede Municipal de Ensino. Durante o evento, marcado pelo acolhimento aos educadores que retomaram suas atividades nas 75 escolas do Município na última quarta-feira (20), também ocorreu o ato de posse dos novos  professores que se somam ao quadro de servidores da Secretaria de Educação. Incluindo o edital de nomeação mais recente, publicado nesta semana, 56 educadores estão sendo destinados às escolas. Destes, 42 foram empossados durante o ato deste sábado. 

No balanço do Governo, no período de um ano - de fevereiro de 2018 a fevereiro de 2019, 303 professores foram nomeados na Rede Municipal, simbolizando o empenho da Administração Municipal em investir na Educação, um dos pilares do Governo Pozzobom e Cechin. Os educadores são destinados à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental. 

Além da secretária da pasta, Lúcia Madruga, o encontro contou com as presenças do prefeito, Jorge Pozzobom; do vice-prefeito Sergio Cechin; do chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez; do secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, além de vereadores, integrantes da equipe da Secretaria de Educação e familiares dos professores nomeados. 

"Este encontro é para relembrar que vocês cuidam dos nossos alunos e nós cuidamos de vocês. E esse trabalho está sendo capitaneado pela secretária Lúcia e por sua equipe. Educação é nossa prioridade absoluta e nós estamos colocando isso em prática com a nomeação de novos professores, com a construção de novas escolas para a Educação Infantil e com a valorização do professor, todos com os salários rigorosamente em dia. Isso é respeito ao servidor", afirmou o chefe do Executivo. 

A secretaria de Educação, Lúcia Madruga, deu as boas vindas aos professores que ingressam na rede e também agradeceu aos demais educadores  pelo trabalho realizado e que agora iniciam mais um ano letivo. Lúcia destacou a alegria compartilhada entre os educadores, que desempenham suas atividades com amor e doação. 

"Todo o nosso trabalho não teria sentido nenhum, se não tivéssemos o retorno de vocês que estão à frente, em sala de aula, porque acreditam na Educação. Que desenvolvem seu ofício com responsabilidade, compromisso e amor, superando dificuldades para que, no somatório dos esforços, com a parceria dos pais e dos gestores, possamos desempenhar nosso papel de transformar a sociedade por meio da Educação", disse a secretária Lúcia Madruga. 

 

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E RODA DE CONVERSA MARCARAM O ATO
Após a nomeação dos novos professores da Rede Municipal de Ensino, o ato de confraternização contou com a apresentação de dança do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Tropeiros do Ouro Negro, de Canoas (RS). Formado há sete anos, o grupo participou, em 2018, do Desafio Farroupilha, evento promovido pela RBS TV para divulgar atividades de inclusão no meio tradicionalista, com a participação de pessoas com algum tipo de deficiência. 

A apresentação do DTG Tropeiros do Ouro Negro emocionou a plateia, tanto pela execução das danças tradicionais gaúchas, quanto pela participação da cantora e instrumentista Natalia Guastuci. Deficiente visual desde que nasceu, Natalia foi a motivação do grupo para criar as coreografias, muitas delas executadas pelos dançarinos com os olhos vendados, na tentativa de vivenciar, ao menos em parte, o universo da instrumentista que lhes serviu de inspiração. 

Depois da apresentação artística, ocorreu uma roda de conversa sobre as várias formas de inclusão no meio educacional. O debate foi mediado pela relações públicas Fabrise Müller e contou com a participação do coreógrafo, instrutor e dançarino do DTG Tropeiros do Ouro Negro, Juarez Malagnez; da cantora Natalia Guastuci  e do dançarino e diretor artístico do grupo de danças, Leonardo Martins. A plateia participou com perguntas, troca de experiências e testemunhos sobre o tema. 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial