Notícias

29/01/2019 30/01/2019 09h00m

Prefeitura apresenta às escolas de samba novo modelo para o Carnaval do Município


Reunião foi realizada na tarde desta terça-feira (Foto: Deise Fachin)

Objetivo é firmar um instrumento de cooperação com a Associação Aliança pelo Samba, que possibilita repasses de forma responsável mediante exigências

Sabendo da importância do Carnaval para a Cultura do Município, a prefeitura de Santa Maria apresentou, nesta terça-feira (29), às escolas de samba da cidade, um novo modelo de festa, mais responsável, com menor investimento e de acordo com as condições do Município. A reunião contou com representantes de seis entidades carnavalescas, além do vice-prefeito Sérgio Cechin; do secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez; da secretária de Cultura, Esporte e Lazer do Município, Marta Zanella; e da vice-presidente da Associação Aliança pelo Samba, Alcione Flores do Amaral.

Durante a reunião, Cortez destacou que a Prefeitura não tem condições de, sozinha, retomar a festa, mas que a Administração Municipal, reconhecendo a relevância da festa – que reúne milhares de pessoas – está disposta a auxiliar e apoiar as escolas de samba. Assim, o modelo apresentado tem o objetivo de firmar um instrumento de cooperação da Prefeitura com a Associação Aliança pelo Samba, que prevê não apenas ações pontuais, mas atividades contínuas por parte das escolas.

Assim, foi proposta a realização de uma festa em duas noites (nos dias 15 e 16 de março), na Gare da Viação Férrea, com a apresentação reduzida de três escolas em cada noite. Além disso, o termo exige também que cada uma das escolas participantes desenvolva, ao longo do ano, um projeto social, de aulas de bateria, em uma escola municipal próxima à sede da entidade, pelo período de oito meses (de abril a novembro).

Ainda, a Prefeitura também propôs um repasse de recurso, de até R$ 15 mil, para cada escola, desde que as entidades cumpram as exigências propostas no instrumento de cooperação.

“Não é só um desfile, envolve, também, um projeto social que pretende manter a Cultura do Carnaval ao longo do ano, não apenas nas vésperas da festa. A Prefeitura não irá virar as costas para as escolas, mas não podemos retomar sozinhos. Esse é um formato responsável, com menos gastos, diante das nossas dificuldades. A Cultura é relevante, mas temos também outras situações que são prioritárias, como a Saúde e a Educação, que são serviços básicos. Além disso, estamos investindo na infraestrutura, que era algo que a comunidade nos demandava. Sabemos da importância do Carnaval, que é uma festa popular brasileira e que mobiliza muitas pessoas, por isso, estamos propondo esse novo modelo”, ressaltou Cortez.

“Sabemos da importância dessa festa, por isso estamos trabalhando junto às escolas de samba para que ela aconteça”, complementou o vice-prefeito Cechin.

Cabe ressaltar, ainda, que muitos municípios optaram por não realizar Carnaval. Mesmo assim, Santa Maria buscou um modelo inovador para tentar promover o evento. "É uma alegria poder propor esse novo modelo, pois precisamos ver essa festa acontecer de novo. É um momento de alegria e de valorização da Cultura ", destacou Marta.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial