Notícias

22/11/2018

Começa a mostra competitiva de filmes na 12º edição do Santa Maria Vídeo e Cinema


Exibições ocorrem na Praça Saldanha Marinho, às 19h, com entrada franca. Atividades paralelas também fazem parte da programação

 

O segundo dia do 12º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) e a primeira noite da mostra competitiva de filmes movimentou a Praça Saldanha Marinho, na quarta-feira (21). Foram exibidos seis filmes da categoria Mostra Nacional e outros seis representando Santa Maria e Região.  Além da análise de cinco jurados, as produções também passaram pelo crivo do público, que pode dar nota aos filmes, por meio de cédulas. O voto popular será computado para escolher dois curtas que receberão o Troféu Vento Norte ao final do SMVC.

Na Mostra Competitiva Nacional estão competindo curtas-metragens finalizados a partir de 2017, com até 25 minutos de duração, nas categorias Animação, Documentário e Ficção.  Já para a Mostra Competitiva de Santa Maria e Região, foram reproduzidos na tela da praça obras de curta-metragem finalizadas a partir de 2014, com até 25 minutos de duração, nas mesmas categorias da Mostra Nacional.

Além das exibições que concorrem ao Troféu Vento Norte, o SMVC também realiza uma programação paralela, com exibição de longas-metragens, durante a tarde, no auditório da Cesma e na Praça Saldanha Marinho. Até sexta-feira (23), ocorre, na praça, a Mostra de Curtas-Metragens com temática infantil, a partir das 14h. Já na Cesma, são exibidos filmes de longa-metragem, às 16h. Com exceção de sábado (24), quando o filme – com recursos de acessibilidade – inicia às 15h, na Praça Saldanha Marinho. Todas as exibições têm entrada franca. A programação do festival continua até domingo (25) e pode ser conferida neste link. Ou acesse o catálogo virtual do evento clicando aqui

O SMVC é realizado pela Filmes de Junho Produtora e pela Ideia Ação Design e Planejamento, com apoio institucional da Prefeitura de Santa Maria.

 

TROFÉU VENTO NORTE
A Comissão Organizadora do 12º Santa Maria Vídeo e Cinema vai premiar as produções da Mostra Competitiva Nacional nas seguintes categorias: Melhor Curta do Festival, Melhor Curta de Animação, Melhor Curta de Ficção, Melhor Curta Documentário, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Desenho de Som e Menções Honrosas definidas pelo Corpo de Jurados.

Os filmes que competem na Mostra de Santa Maria e Região serão premiados nas categorias Melhor Curta de Santa Maria, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Desenho de Som, além de Menções Honrosas, a critério do júri oficial.

A cerimônia de premiação e encerramento do 12º Santa Maria Vídeo e Cinema ocorre no sábado, às 19h, na Praça Saldanha Marinho. No domingo, o SMVC se despede do público durante o Brique da Vila Belga, com a Mostra dos Vencedores desta edição, a partir das 20h.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Marcelo Cabala/Divulgação SMVC
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial