Inicial > Notícias > Municípios da Região Central recebem capacitação...

Notícias

04/09/2018 04/09/2018 11h37m

Municípios da Região Central recebem capacitação sobre encaminhamentos ao Hospital Regional


Atividade é realizada nesta terça e na quarta-feira, no Hospital Regional (Foto: Deise Fachin)

Objetivo é otimizar os fluxos, para que sejam atendidos os pacientes que se encaixam no perfil do Ambulatório de Especialidades em Doenças Crônicas

Representantes das Secretarias de Saúde dos municípios que integram a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) participam, nesta terça (04) e na quarta-feira (05), de uma capacitação promovida pelo órgão e pelo Hospital Regional de Santa Maria. A atividade tem o objetivo de otimizar os fluxos de encaminhamento e orientar quanto ao atendimento de pacientes no Ambulatório de Especialidades em Doenças Crônicas.

Conforme a enfermeira coordenadora assistencial do Ambulatório, Michele de Melo Ramires, a intenção da capacitação é abordar junto aos profissionais, entre outros temas, as notas técnicas com relação a pacientes com diabetes e hipertensão e explicar quem são os usuários que devem ser encaminhados para atendimento no Hospital Regional.

Durante a atividade, os profissionais irão conhecer as dependências do Ambulatório e da estrutura geral do complexo hospitalar, receberão informações sobre a Planificação da Atenção à Saúde e o plano de cuidado compartilhado, além de conhecerem a equipe que atua no local, bem como os membros da 4ª CRS que acompanham a implantação dos serviços no Hospital Regional.

“Precisamos ter uma conexão do Hospital Regional com a Rede de Saúde da região, para que sejam encaminhados aqueles pacientes que são do perfil do Ambulatório. É importante saber quem pode ser atendido aqui, para otimizar os processos”, explicou Michele.

“É muito importante promovermos esse tipo de atividade, para que os municípios conheçam nossa estrutura e para que possam esclarecer dúvidas, alinhar serviços e funcionamento, pois isso reflete, diretamente, na atenção ao paciente”, pontuou o diretor administrativo do Regional, Elvis Preslli Prestes.

Da Secretaria de Saúde de Santa Maria, participam da capacitação a enfermeira e Superintendente de Atenção Especializada, Vanessa Preigschadt Martins; a médica pediatra e reguladora da Central Municipal de Regulação da pasta, Flávia Frazzon; e a enfermeira e agendadora da Central Municipal de Regulação, Maristhey Silveira Pujol de Almeida. Conforme Vanessa, como o direcionamento de pacientes para o Ambulatório se dá a partir de encaminhamentos feitos pelos médicos da Atenção Básica, após o processo de regulação, é fundamental que a equipe conheça esses fluxos.

“Para que este fluxo de encaminhamento seja funcional, precisamos conhecer os instrumentos orientadores, como as notas técnicas, as fichas de atendimento definidas pelo Estado e a metodologia de funcionamento. Nós, enquanto profissionais que estamos participando dessa atividade, temos o compromisso de sermos multiplicadores para os demais profissionais do Sistema Único de Saúde no Município de Santa Maria”, destacou Vanessa.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial