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21/08/2018 21/08/2018 11h53m

Com informatização, consultas com especialistas são encaminhadas para Central Municipal de Regulação


Serviço é realizado de maneira interna na Secretaria de Saúde (Foto Arquivo/ João Alves)

Serviço tem caráter administrativo e é realizado na Secretaria de Município da Saúde, de forma interna e interligado com os serviços de Saúde de maneira exclusivamente online

Desde o ano passado, a Prefeitura de Santa Maria vem trabalhando na organização de um setor fundamental para a área da Saúde: a Central Municipal de Regulação da pasta. É a partir do trabalho de médicos reguladores e profissionais agendadores que a população tem acesso à marcação de consultas com especialistas e de exames (exceto os laboratoriais, que são realizados diretamente nas Unidades de Saúde). 

A Central de Regulação é um serviço administrativo interno, não aberto ao público, que funciona na sede da Secretaria de Saúde de forma totalmente online e cujo trabalho é realizado por dois grupos: um com médicos reguladores e outro com os agendadores. Hoje, cinco médicos atuam no primeiro grupo e, outras 15 pessoas, no segundo.

De acordo com a superintendente de Atenção Especializada do Município, Vanessa Martins, todo encaminhamento eletivo para especialista pelo Sistema Único de Saúde (SUS) necessita ser regulado. Nesse caso, um dos médicos reguladores verifica se o encaminhamento possui conteúdo descritivo mínimo conforme protocolos do Ministério da Saúde e do Telesaúde, no caso do Estado. A partir dessa análise, o médico regulador autoriza o encaminhamento para que o usuário entre na lista de espera, ou solicita complementação de dados para o médico assistente, de forma online.

Após a autorização do médico regulador, entram em campo os profissionais agendadores, que são os responsáveis por, de fato, realizar a marcação da consulta do usuário, seguindo a lista de espera do sistema conforme os níveis de classificação de gravidade determinada pelos médicos: agendando primeiro as urgências e, na sequência, os casos considerados não urgentes, seguindo a ordem cronológica de inserção no sistema. As vagas para agendamentos de média complexidade são ofertadas pelo Município, via Consórcio Intermunicipal da Região Centro, por médicos concursados via Sistema Consulfarma, e também, ofertados pelo Estado. As vagas para alta complexidade são de atribuição estadual. O número de vagas ofertadas, mensalmente, varia de acordo com as contratualizações do Estado. Entre estas vagas, estão as cerca de mil consultas com especialistas que o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) disponibiliza para a cidade, o que é insuficiente frente a grande demanda.

PROCESSO TOTALMENTE ONLINE

Vanessa destaca que, com a informatização de todas as Unidades de Saúde, todo o processo de encaminhamento para especialista é e deve ser feito de forma online. Quando o paciente consulta na Unidade de Saúde (ou ainda nos Pronto Atendimentos da cidade, com exceção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA) e o médico clínico geral verifica a necessidade de atendimento com especialista, deve ser realizado o encaminhamento do usuário pelo sistema (MV, antigo Consulfarma). Após realizar estar etapa, o pedido já fica disponível no sistema para os médicos reguladores darem continuidade ao processo.

Assim, todas as informações sobre o caso/encaminhamento devem ser solicitadas pelo usuário à Unidade de Saúde de referência, que também utiliza o sistema para solicitar à Central Municipal de Regulação informações sobre a situação dos encaminhamentos do usuário. A superintendente explica que, em momento algum, os usuários precisam ser encaminhados à Secretaria de Saúde, já que o serviço de Regulação é interno.

“A Central de Regulação deve ser um serviço fechado para atendimento ao público. Todo o contato com a Central Municipal de Regulação deve ser feito pelos servidores das Unidades de Saúde pelo meio eletrônico, através dos grupos, e assim as pessoas não precisam se deslocar até a Secretaria para obter informações sobre lugar na fila ou se o encaminhamento foi autorizado, por exemplo. A regulação precisa desse fluxo para funcionar e é nisso que temos trabalhado intensamente: para garantir mais agilidade e transparência aos usuários”, explica Vanessa.

Vanessa destaca que a equipe segue atendendo aos usuários que procuram informações junto à Central Municipal de Regulação, pois o Município ainda estrutura a implantação deste fluxo, realizando treinamentos com os profissionais envolvidos das Unidades de Saúde, a fim de promover resolutividade para as demandas dos usuários. 

 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Arquivo/ João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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