Inicial > Notícias > IV Conferência Municipal de Saúde Mental...

Notícias

06/06/2018

IV Conferência Municipal de Saúde Mental ocorre na próxima sexta e sábado em Santa Maria


Ao longo do mês de maio, diversas pré-conferências foram realizadas para preparar o evento (Foto: Arquivo/ João Alves)

Atividades serão realizadas na Faculdade Metodista de Santa Maria. Um total de 245 propostas estarão em debate

A partir das 18h da próxima sexta-feira (08), profissionais de Saúde e a comunidade em geral estarão reunidos na Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames) para dar início às discussões da IV Conferência Municipal de Saúde Mental. Organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Prefeitura de Santa Maria, o evento – que tem como tema “Caminhos e Tendências da Política de Saúde Mental: Garantias de Direitos no Cuidado em Liberdade – tem o objetivo de levantar as necessidades da população e de qualificar o serviço de Saúde do Município.

Conforme o coordenador geral da Conferência, Dione Gonçalves Lemos, 245 propostas estarão em debate no evento. Desse total, 120 foram criadas pela Comissão Executiva do evento e, o restante, foram formuladas nas 12 pré-conferências realizadas ao longo do mês de maio, e que foram preparatórias ao evento geral.

Na sexta-feira, os participantes da Conferência acompanharão uma plenária de abertura, além de palestras com convidados ligados à área da Saúde. Já no sábado (09), os participantes serão divididos em 14 grupos de trabalho, a partir dos cinco eixos temáticos do evento: intersetorialidade, integralidade do cuidado, educação permanente, a gestão da Saúde Mental e o controle social. Cada eixo será trabalhado por três grupos, que discutirão as propostas para cada um e elencarão as prioritárias. Conforme Lemos, ao fim das discussões, serão aprovadas as propostas mais votadas e organizado um documento que detalhará cada uma, que será entregue à Secretaria de Saúde do Município e ao Conselho Municipal de Saúde.

“As propostas constarão nesse relatório e o objetivo é que elas estejam contempladas nos próximos Planos Municipais de Saúde. Queremos que essas propostas sejam implementadas pela Gestão Municipal”, explica o coordenador.

“A conferência é um espaço democrático e que se constitui em um grande fórum que nos possibilita discutir as necessidades e as demandas da área da Saúde Mental. Teremos diferentes segmentos envolvidos, somando esforços para que, juntos, possamos construir aquilo que é prioridade no nosso Município”, destacou a coordenadora da Política de Saúde Mental do Município, Claudia Melo.

Conforme a Comissão Organizadora do evento, as inscrições já estão encerradas. Nesta quinta-feira (07), pode ser reaberto o período para participação, no entanto, os organizadores destacam que não haverá inscrições no dia do evento. Confira, na imagem abaixo, a programação completa da Conferência.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Arquivo/ João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial