Inicial > Notícias > Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão...

Notícias

19/04/2018

Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Quintino comemora 50 anos de história nesta sexta-feira


Professores reuniram fotografias históricas da instituição, enquanto alunos prepararam apresentações e homenagens

No ano que marca o cinquentenário da instituição, professores e alunos prepararam uma série de atividades que vai até dezembro

 

Nesta sexta-feira (20), a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irmão Quintino completa 50 anos de história, lutas, desafios e muitas, mas muitas conquistas. Para celebrar o meio século de existência, a instituição preparou uma série de programação que vai até o fim do ano, mas, a principal atração fica por conta de um Jantar Baile no CPF Piá do Sul, que ocorrerá na sexta, a partir das 20h.

Ao longo dos últimos 50 dias, os estudantes também esperaram ansiosos para cantar os parabéns à escola que, para sempre, estará marcada em suas vidas. Por isso, professores, alunos e funcionários prepararam uma contagem regressiva desde o dia 02 de março. No último dia, a expectativa dos pequenos e servidores é chegar à data e celebrar o cinquentenário da Irmão Quintino.

Tradicional escola da Zona Oeste, a Irmão Quintino foi fundada, oficialmente, por um Decreto Executivo datado em 20 de abril de 1968. Entretanto, os professores ressaltam que a escola já funcionava tempos antes da inauguração, já que ex-alunos comprovaram a existência de atividades antes da expedição do documento oficial.

A Escola que já chegou a ter dentro de seus muros mais de mil alunos – hoje ela conta com 500 estudantes – é referência em Educação e, também, em projetos culturais. Há 18 anos, foi fundada na instituição o Departamento Tradicionalista Cultural Estudantil Marcas do Pampa, ligado ao Movimento Tradicionalista Gaúcho. A Sala de Leitura da Irmão Quintino também pode ser considerada referência, já que conta com grande acervo literário e didático, o que viabiliza aos alunos uma forte e intensa Semana Literária.

Para garantir o aprimoramento na educação, a escola também faz parcerias com instituições de Ensino Superior, como a Universidade Franciscana (UFN), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Faculdade Palotina (Fapas) e Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

“É um grande orgulho trabalhar nessa escola, ver alunos formados aqui conquistando o mundo. Isso vale a pena, isso nos dá ânimo de continuar todos os dias”, disse a vice-diretora Cristina Grazzioli.

“Contribuímos com o crescimento dos alunos e o próprio desenvolvimento de nossa comunidade, que nos recebe e nos apoia diariamente. Todos amamos essa escola”, completou o diretor Nildo Inácio Tonin.

Aos cinquenta anos, a Escola Irmão Quintino atende os níveis de Educação Infantil, Pré A e B, Ensino Fundamental – do 1º ao 9º anos –, e também a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). São 40 professores que trabalham na instituição, que conta com 20 salas de aula, setores administrativos, sala de informática, sala de vídeo com recursos audiovisuais, sala de leitura, sala de recursos multifuncionais para a Educação Especial, entre outros departamentos focados na qualidade do Ensino.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial