Inicial > Notícias > No Dia Mundial da Saúde, prefeito...

Notícias

07/04/2018 07/04/2018 12h21m

No Dia Mundial da Saúde, prefeito Pozzobom e vice Cechin visitam ESF Urlândia e Maringá


Chefe do Executivo verificou as instalações da ESF Urlândia e lembrou que Prefeitura irá investir em uma nova Unidade para a comunidade (Fotos: João Alves)

Unidades de Saúde abriram as portas para atendimento às pessoas que não conseguem ir às Unidades nos dias de semana

 

Para garantir o pleno atendimento à comunidade e celebrar o Dia Mundial da Saúde, a Estratégia Saúde da Família (ESF) Urlândia, no bairro de mesmo nome, e a ESF Maringá, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, abriram as portas das Unidades neste sábado (07). Com o objetivo de promover os cuidados com a saúde, as equipes atenderam dezenas de pessoas em diferentes áreas. Na intenção de valorizar os servidores, o prefeito Jorge Pozzobom, o vice-prefeito Sergio Cechin, a secretária de Saúde, Liliane Mello, e a superintendente de Atenção Básica, Maria Suzana Lopes, visitaram as ESFs e agradeceram às equipes pelo comprometimento com a Saúde em Santa Maria.

Na ESF Ulândia, além de realizar os atendimentos médicos, odontológicos, realizar procedimentos de enfermagem e vacinações, fazer testes rápidos, entre outros procedimentos que buscam a promoção e a prevenção à Saúde, a equipe orientou os pacientes sobre a melhoria da qualidade vida e mudanças no estilo de vida e de hábitos. A população também compareceu para realizar a pesagem, etapa obrigatória para manter o Bolsa Família.

Ao reconhecer o esforço e a dedicação dos profissionais, o prefeito Jorge Pozzobom também aproveitou para lembrar a equipe e aos pacientes que já há recursos garantidos para a construção de uma nova Unidade de Saúde na Urlândia, o que deve ampliar a qualidade no atendimento.

“Parabéns a todos vocês que se dedicam e se entregam para realizar o melhor possível à comunidade. Cabe a nós seguir apoiando e incentivando o trabalho de todos”, disse o chefe do Executivo.

“Os servidores da Saúde estão empenhados e comprometidos em construir um cenário melhor para os usuários de Santa Maria e esse esforço precisa ser reconhecido”, complementou a secretária de Saúde, Liliane Mello.

Conforme as enfermeiras da ESF Urlândia Maria das Graças Siqueira e Denise Veddotto, a prioridade foi atender as pessoas que não conseguem ir ao posto nos dias de semana devidos aos trabalhos diários. Elas lembraram, ainda, a importância das parcerias firmadas para dar continuidade aos atendimentos, como o apoio da Residência Obstétrica da Universidade Franciscana (UFN) e da Saúde Coletiva da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma).

“Além de ser o Dia Mundial da Saúde, hoje é um dia que a comunidade por vir com mais calma, sem a correria do dia a dia, e todos serão atendidos”, explicou Maria das Graças.

Até as 15h, a expectativa era atender cerca de 150 pessoas na ESF Urlândia, em diversos setores.

ESF MARINGÁ

Após visitar a ESF Urlândia, o prefeito, o vice-prefeito, a secretária e superintendente de Saúde foram até à ESF Maringá que, uma vez ao mês, abre aos sábados para garantir que as pessoas que trabalham ao longo da semana possam utilizar os serviços. Ressalta-se que devido ao funcionamento no fim de semana, a ESF Maringá não abrirá na segunda-feira (09) – para evitar acúmulo de horas-extras aos servidores. O atendimento neste sábado na ESF Maringá é destinado apenas aos pacientes já atendidos pela equipe de Saúde. A única exceção é a vacinação, que é aberta a toda a comunidade.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial