Notícias

13/03/2018 13/03/2018 16h54m

Na quarta-feira, Prefeitura reinaugura sala de exposições Iberê Camargo em novo endereço


Sala Iberê Camargo está localizada no subsolo do Museu de Arte de Santa Maria (Foto: Arquivo)

Espaço passa a funcionar junto ao Museu de Arte de Santa Maria e reabre com mostra de seu acervo

 

Uma exposição coletiva composta por obras de diversos artistas visuais, produzidas com diferentes temáticas e linguagens marca, nesta quarta-feira (14), a reabertura da Sala Iberê Camargo, no subsolo do Museu de Arte de Santa Maria (MASM). Na ocasião, além da mostra, a Prefeitura inaugura uma placa para identificar o espaço que homenageia um dos principais pintores gaúchos. A solenidade de reinauguração ocorre às 19h e é uma das ações alusivas aos 25 anos do MASM. O Jubileu de Prata foi comemorado em 18 de dezembro de 2017.

As peças fazem parte do acervo do MASM e são assinadas por artistas consagrados no Brasil e no exterior. Dentre eles estão Carlos Vergara, Tomie Ohtake, Siron Franco, Francisco Stockinger, Zorávia Bettiol e Danúbio Gonçalves, além do próprio Iberê Camargo, nascido em Restinga Seca. A exposição do Acervo do MASM pode ser visitada até 30 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, com entrada franca, na Sala Iberê Camargo (Avenida Presidente Vargas, nº 1.400 – Bairro Fátima, subsolo).

 

SAIBA MAIS
Historicamente, a Sala Iberê Camargo não possui data de fundação e não há registro documental sobre sua abertura. O espaço funcionava junto ao Arquivo Histórico Municipal (Rua Appel, nº 900 – Bairro Fátima) e agora passa a integrar o complexo do Museu de Arte de Santa Maria. De acordo com o diretor do museu, Marcio Flores, a mudança de local torna mais viável a gestão, a manutenção e a visitação do espaço. Ainda segundo o diretor, a Sala Iberê Camargo tem um calendário aprovado pela Comissão de Curadoria do MASM para exposições a serem realizadas em 2018.

Já a sala anteriormente utilizada junto ao Arquivo Histórico agora passa a receber palestras, aulas, visitas guiadas e atendimento aos pesquisadores que frequentam o local.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: Arquivo/PMSM e Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial