Inicial > Notícias > Viva o Natal: Noite das escolas...

Notícias

12/12/2017 12/12/2017 16h20m

Viva o Natal: Noite das escolas municipais emociona e encanta pelo poder transformador da arte


Apresentações das escolas mostraram todo o potencial artístico dos alunos da Rede Municipal (Foto: João Vilnei)

Apresentações de teatro, ballet, coral, grupo de percussão e dança lotaram a Praça Saldanha Marinho

 

Quem passou pela Praça Saldanha Marinho na segunda-feira (11), em Santa Maria, pôde confirmar que a Arte e a Cultura são capazes de transformar trajetórias de crianças e adolescentes. A programação do Viva o Natal, evento promovido pela Prefeitura, apresentou o trabalho desenvolvido por escolas da Rede Municipal de Ensino e por duas instituições que têm, na música, a motivação para educar e descobrir talentos. A programação completa do evento pode ser conferida aqui

As atividades começaram às 18h, quando as primeiras crianças subiram ao palco para a “Mostra de Natal das Escolas”. Cerca de 300 meninos e meninas, todos estudantes das escolas municipais, protagonizaram espetáculos de dança, teatro, coral, ballet, música e encenação natalina. 

A coordenadora da Mostra e integrante do setor Pedagógico da Secretaria de Município da Educação (Smed), Adriana Knackfuss, explicou que a produção artística das escolas da Rede Municipal de Ensino é intensa e diversificada.

“São muitas escolas que utilizam a arte em suas atividades, principalmente aquelas contempladas com o Programa Mais Educação. O que estamos apresentando aqui na Praça Saldanha Marinho, hoje, dentro da programação do Viva o Natal, é apenas uma amostra do que nossos alunos realizam”, afirmou.

O Programa Mais Educação, desenvolvido pelo Governo Federal, busca melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. Além do acompanhamento pedagógico nessas disciplinas, as instituições de ensino desenvolvem atividades nos campos das artes, da cultura, do esporte e do lazer, sempre no contraturno escolar.

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, acompanhou as apresentações das escolas. Orgulhosa da Mostra, a titular da pasta comemorou a participação dos alunos na programação do Viva o Natal.

“A arte tem o poder transformador de tirar as crianças da situação de vulnerabilidade. E poder apresentar suas produções assim, em praça pública, para toda a comunidade, é recompensador para os alunos e serve de estímulo para que eles continuem se dedicando aos estudos e às atividades formadoras, artísticas e culturais”, concluiu Lúcia Madruga.

A Mostra de Natal das Escolas teve encenação natalina com alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Sinos de Belém; apresentação de ballet das alunas da EMEF Duque de Caxias; teatro com a EMEF Irineo Antoline; número de dança com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Diácono João Luiz Pozzobon e um repertório de músicas natalinas executadas por crianças da Escola de Educação Infantil Padre Orlando. O destaque da noite ficou por conta do coral do Lar de Joaquina. Apesar de um imprevisto com a trilha sonora que acompanharia o número artístico, as crianças deram um show de desenvoltura ao realizarem a apresentação à capela. A mostra encerrou em alto astral com a apresentação da Pegada da Molecada, grupo de percussão da EMEF Pinheiro Machado, sob a orientação do regente Edie Black.

 

NOITE TERMINA COM MÚSICA CLÁSSICA E PERCUSSIVA
Com certeza, a noite de segunda-feira (11) na programação do Viva o Natal provou que Arte, Educação e Cultura andam juntas. Após a Mostra de Natal das Escolas, a Associação Orquestrando Arte e o grupo Atoque encerraram as atividades na Praça Saldanha Marinho. Em comum, as duas instituições têm o objetivo de promover Educação e Cultura, por meio da música, a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social.

A Associação Orquestrando Arte executou música instrumental sob regência da coordenadora de Coros e Orquestras, Elen Ortiz. Os temas natalinos não faltaram no repertório, encantando a plateia.

“É uma das coisas mais lindas que já vi. A serenidade dessa música toca fundo na gente, dá uma sensação de paz. E é isso que a gente quer para esse Natal, harmonia, amor e paz”, afirmou, emocionada, a dona de casa Alda Vasconcelos Silva, moradora da Vila Rossi.

Fechando a noite, o Grupo Atoque, movimento musical que utiliza a percussão como elemento educador, apresentou um set list de musicais instrumentais. Fundado há 15 anos, sob regência do músico, educador e empreendedor cultural Márcio Kbcinha, o Atoque oportuniza, atualmente, que 300 crianças e adolescentes tenham acesso à Cultura, à Arte e ao entretenimento por meio de aulas de percussão e oficinas musicais. 

No sábado (16), o Grupo Atoque se apresenta novamente dentro da programação do Viva o Natal. A partir das 19h30min, os percussionistas realizam a Parada do Natal, percorrendo a Avenida Rio Branco, desde a Rua Vale Machado, até a Praça Saldanha Marinho, em um grande desfile sonoro, conduzindo a trupe do Papai Noel.

 

Viva o Natal tem financiamento da Lei Rouanet. A promoção é da Prefeitura Municipal de Santa Maria e a realização da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (CACISM). Patrocínio: Bradesco, Farmácias São João, Sulclean Segurança, Grazziotin, Beltrame Supermercados, Diário de Santa Maria, Podal, CRVR, Planalto, Biotérmica e Expresso Medianeira. A produção executiva é da Chilli Produções.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial