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07/12/2017 07/12/2017 17h05m

Prefeitura faz mutirão de atendimento para recadastrar famílias beneficiárias de programas sociais


Creche Estação dos Ventos será o ponto de encontro para os moradores do KM 3 (Foto: João Alves)

Apenas 14% das famílias inscritas no Cadastro Único já realizou atualização cadastral exigida para a manutenção dos benefícios sociais

 

Em novembro, a Prefeitura de Santa Maria iniciou a atualização cadastral de quase 7,5 mil famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Para garantir atendimento à demanda de 7.435 famílias, o Poder Executivo organizou uma força-tarefa com 30 recadastradores capacitados que estão atendendo em oito postos fixos (veja relação abaixo). No entanto, apesar dos esforços da Secretaria de Desenvolvimento Social para cumprir a meta, até o momento, apenas 14% das famílias efetivaram a atualização.

Por isso, no próximo sábado (09), a Prefeitura vai realizar um mutirão de recadastramento no KM 3. A ação ocorre das 14h às 17, na Creche Estação dos Ventos (Rua Luis Castagna, s/nº). A atualização é condição indispensável para aqueles beneficiários que estão com o cadastro desatualizado por não terem atendido o chamamento da Prefeitura durante o ano. A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Social é que a atualização dos cadastros seja finalizada em fevereiro.

Segundo a gestora do Bolsa Família no Município, Claudemara Tolotti, o número de famílias que realizou a atualização cadastral até agora é considerado baixo. No primeiro levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, a gestora identificou que os postos de atendimento localizados no Bairro Rosário e no Bairro Urlândia são os que apresentam menor procura.

O Cadastro Único do Governo Federal não é exclusivo para os beneficiários do Bolsa Família, ele garante também a isenção de taxas em concursos públicos, para obtenção da carteira interestadual do idoso, para tarifa social da energia elétrica, tarifa social da água, contribuição de dona de casa (INSS), telefone popular, programas habitacionais rurais e urbanos, programas de reforma agrária, Pronatec, CNH Social, isenção de Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITBI) e Identidade Jovem. Por isso, a atualização do cadastro junto ao Município é fundamental para que as famílias não percam os benefícios.

O QUE É NECESSÁRIO PARA ATUALIZAR O CADASTRO ÚNICO
Para atualização do CadÚnico é necessário que o beneficiário procure um dos postos de atendimento levando junto um documento de identificação de cada membro da família (RG, CPF, Certidão de Nascimento, Carteira de Vacinação, CNH, entre outros) e um comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone).

 

CONFIRA A RELAÇÃO DOS POSTOS DE ATENDIMENTO

POSTO DE ATENDIMENTO/ NORTE
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, nº 445 – Bairro Nossa Senhora de Fátima (Salão de Festas Trem da Alegria).

POSTO DE ATENDIMENTO/ CIPRIANO DA ROCHA
Endereço: Rua Maíara, nº 479 – Loteamento Cipriano da Rocha (Centro Comunitário).

CRAS LESTE
Endereço: Rua João Machado Soares, 2777 – Camobi – Telefone: (55) 3286-2513

CRAS OESTE
Endereço: Rua Manoel Mallmann Filho, 161 - Nova Santa Marta (Centro de Artes e Esporte Unificado-CEU) – Telefone: (55) 3213-5106

CRAS NORTE
Endereço: Rua Reverendo Adolfo Ungareti, Nº 40 - Chácara das Flores – Telefone: (55) 3226-9004

POSTO DE ATENDIMENTO/ CENTRO
Endereço: Rua São Francisco, 345 - Nossa Senhora do Rosário (Igreja do Evangelho Quadrangular) – Telefone: (55) 3304-1105

POSTO DE ATENDIMENTO/ SUL
Endereço: Rua Valdir C. da Costa, 522 – Urlândia (Antigo CRAS Sul).

POSTO DE ATENDIMENTO/ MARINGÁ
​ Endereço: Rua Hilda Conceição C. Berleze, nº 653 – Maringá

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: Arquivo
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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