Inicial > Notícias > Com foco na inclusão e no...

Notícias

07/12/2017 07/12/2017 12h32m

Com foco na inclusão e no desenvolvimento, edição de 2017 do Programa Forças no Esporte é encerrada


Cerimônia de encerramento foi realizada na manhã desta quinta-feira na sede do 29º BIB (Foto: João Alves)

Neste ano, EMEF Pinheiro Machado e EMEF São Carlos foram contempladas com o projeto, que contou com três meses de atividades

 

O desenvolvimento do Esporte, a inclusão social, o ensinamento da disciplina e de valores éticos e morais foram alguns dos temas trabalhados, ao longo de três meses, no Programa Forças no Esporte, um projeto realizado em conjunto pela Prefeitura de Santa Maria e o 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB) – Batalhão Cidade de Santa Maria. Iniciado em setembro, o programa encerrou suas atividades do ano nesta quinta-feira (07), em uma solenidade realizada na sede do 29º BIB, em que participaram autoridades civis e militares, estudantes, professores e familiares.

O projeto é uma vertente do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e em parceria com os ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário. Em Santa Maria, o projeto é desenvolvido desde 2014 e, neste ano de 2017, contemplou duas escolas do Município: a EMEF Pinheiro Machado e a EMEF São Carlos. Ao todo, foram 100 alunos beneficiados, com atividades de esporte educacional no contra turno escolar, três vezes por semana.

“É um mérito de Santa Maria ter o segundo maior contingente militar do país e poder contar com essa parceria com o 29º BIB para o atendimento das crianças das escolas municipais. Essa oportunidade, das crianças estarem em uma Unidade Militar, serve muito para a inclusão social, mas principalmente para o desenvolvimento da disciplina e para a projeção daqueles que sonham em seguir carreira militar”, destaca o superintendente de Esporte e Lazer do Município, Givago Ribeiro.

PREMIAÇÃO AOS ESTUDANTES

Na solenidade de encerramento, foi feita a entrega de certificados de monitoria a acadêmicos do curso de Educação Física Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames), que auxiliaram no desenvolvimento das atividades. Além disso, também foi entregue, simbolicamente, ao estudante Josué de Freiras Barbosa, da EMEF São Carlos, um “vale-estudante”, para a aquisição de materiais escolares, em livraria pré-determinada, para o ano letivo de 2018. Josué representou os demais estudantes que participaram do projeto, que também receberam a premiação.

“A importância desse projeto está vinculada à oportunidade de desenvolver os valores das crianças, além do apoio pedagógico que a instituição oferece. É fundamental para a melhoria dos indicadores educacionais e para a formação cidadã. É um projeto que se preocupa com a formação do ser”, define a superintendente pedagógica da Secretaria de Educação, Gisele Bauer.

Para o comandante do 29º BIB, tenente-coronel Marcus Augusto Bastos Neuvald, o Programa Forças no Esporte cumpriu seu objetivo, de contribuir para a inclusão social. Segundo ele, a edição de 2018 deverá, também, alcançar resultados exitosos.

“O projeto alcança, hoje, 100 crianças, que serão nossos vetores de propagação daquilo que ensinamos aqui, como a inclusão, o estudo, os valores e a prática desportiva. Hoje concluímos um programa que consideramos, há termos de Brasil, uma contribuição para a melhoria e o desenvolvimento dessas crianças”, enfatizou Neuvald.

“Ter participado me incentivou ainda mais a querer fazer atividades físicas e me desenvolver. É um incentivo para quem quer mudar de vida”, resumiu a estudante do 9º ano da EMEF São Carlos, Mariana Lopes Silveira.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial