Inicial > Notícias > Escola José Paim de Oliveira apresenta...

Notícias

22/11/2017 22/11/2017 16h29m

Escola José Paim de Oliveira apresenta trabalhos do programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos


Produtos foram expostos no pátio da Escola José Paim de Oliveira, no Distrito de São Valentim (Foto: João Alves)

Alunos e professores desenvolveram produtos sustentáveis que valorizam e respeitam o Meio Ambiente

 

A Escola José Paim de Oliveira, no Distrito de São Valentim, é referência no Município quando o assunto é empreendedorismo. Desde julho deste ano, a instituição, junto à Escola Bernardino Fernandes, de Pains, participa do Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae/RS. Os resultados são incríveis e, nesta quarta-feira (22), os projetos desenvolvidos nestes meses foram expostos na instituição durante a Feira de Empreendedorismo.

 

A partir do JEPP, os estudantes desenvolveram vários trabalhos voltados ao empreendedorismo, que passam por ações sustentáveis e produtos ecologicamente corretos, entre outros. O programa do Sebrae/RS busca fomentar a educação e a cultura empreendedora desde cedo.

No pátio da José Paim de Oliveira, a tarde foi de muita emoção. Isso porque em pouco tempo, alunos e professores conseguiram implementar suas propostas e comercializar seus produtos à comunidade. A professora que coordenou o 6º ano, Ruth Freitas Marques, ressalta que o programa despertou o senso de cuidado com o Meio Ambiente aos estudantes, pois eles conseguiram perceber que podem, por exemplo, transformar materiais recicláveis em produtos para serem comercializados.

“Foi um trabalho muito prazeroso. Nossos alunos viram que com organização, planejamento e reciclagem, eles podem ter renda”, disse Ruth.

O diretor da Escola, Genésio Pigatto Ferrari, não nega que o programa foi trabalhoso, mas o resultado, afirma ele, é gratificante.

“Agregamos o programa ao que buscamos na escola, que é o aprendizado qualificado e a permanência do homem no campo.  Mostramos que é possível permanecer no interior com ideias empreendedoras” ressaltou o professor.

Entusiasmadas com os resultados, as alunas do 6º ano Eliz Druzião, 11 anos, e Bibiana de Freitas, 12, apresentaram a Ecopapelaria - a partir do tema ecosustentabilidade. As adolescentes e os colegas criaram produtos como lixeiras, garrafas estilizadas e porta-talheres a partir de materiais reciclados.

“O objetivo foi trabalhar com sustentabilidade. Então reciclamos e fizemos nossos produtos pensando no Meio Ambiente, na cooperação. Tudo isso com responsabilidade e organização", resumiu Eliz.

“Para vender os produtos, criamos convites e divulgamos nossos trabalhos. Foi muito bom e o resultado está excelente”, apontou Bibiana.

A Administração Municipal incentiva cada vez mais que as escolas participem destes projetos, já que elas abrem oportunidades, fazendo os alunos refletirem desde cedo sobre o empreendedorismo. Conforme o técnico do Sebrae/RS, Rômulo Machado Vieiro, a feira da escola mostra que o objetivo do JEPP na instituição foi alcançado.

“Os trabalhos estão incríveis e os estudantes mostraram que de forma inovadora podemos ser empreendedores. Seguiremos incentivando cada vez mais os alunos a buscarem o novo, a experimentarem", finalizou Vieiro.

 

Texto: Mauricio Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial