Inicial > Notícias > Famílias atingidas pelo vendaval têm até...

Notícias

22/11/2017 22/11/2017 10h32m

Famílias atingidas pelo vendaval têm até sexta-feira para realizar cadastro para liberação do FGTS


Defesa Civil já iniciou as vistorias nos imóveis cadastrados para realizar a comprovação dos danos (Foto: João Vilnei)

Até o início da manhã desta quarta-feira, apenas 115 pessoas procuraram a Prefeitura para cadastrar o imóvel. Quem perder o prazo, não terá acesso à solicitação ao benefício

 

As famílias que foram atingidas pelo vendaval do dia 19 de outubro e que se encaixam nos critérios estabelecidos pela Prefeitura de Santa Maria, Defesa Civil e Caixa Econômica Federal quanto ao saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), têm até sexta-feira (24) para se cadastrarem junto ao Executivo Municipal. O cadastro é um dos passos necessários para que as famílias possam buscar a liberação do FGTS, para reparo e reconstrução das residências.

De acordo com a Defesa Civil Municipal e o Gabinete do Vice-prefeito, que coordenam as ações, até a manhã desta quarta-feira (22), apenas 115 pessoas haviam realizado o cadastro. Conforme o coordenador da Defesa Civil local, Cladmir Nascimento, quem perder o prazo e não se cadastrar na Prefeitura não terá direito à solicitação ao saque do benefício – que precisa ser aprovado pela Caixa Econômica. Cerca de 1,2 mil famílias foram atingidas pelo vendaval na cidade.

Para se cadastrar, as famílias precisam apresentar o comprovante de residência (que deve estar no nome de quem irá sacar o FGTS), além de possuir saldo no Fundo de Garantia e de morar nos bairros atingidos pelo vendaval e que constam no Decreto de Emergência reconhecido pelo Governo Federal (veja abaixo). Três servidoras são as responsáveis pelo cadastro e, quem tem dúvidas se pode ou não se cadastrar, pode procurar a equipe para esclarecer os questionamentos. O cadastramento é realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, 2.277, térreo), das 7h30min às 13h.

Além do cadastro, a Prefeitura realiza, durante esta semana, uma vistoria, in loco, em cada endereço cadastrado pela equipe. A verificação – realizada pela Defesa Civil – é necessária para comprovar os danos às residências.

“Nós pedimos que as pessoas que foram atingidas pelo temporal, que podem comprovar os danos e que tem saldo no FGTS nos procurem para realizar o cadastro. Somente com o cadastro as famílias poderão dar sequência ao pedido de liberação do saque”, explica Cladmir.

Depois das vistorias nas residências, é feito um cadastro dos locais atingidos e das pessoas que solicitaram o benefício, que é assinado pelo prefeito Jorge Pozzobom e encaminhado ao Setor de Fundo de Garantia da Caixa Econômica Federal para análise. Somente após esse encaminhamento, é que a Caixa definirá os prazos e cronogramas para pagamento do FGTS, cujo limite máximo de saque é de R$ 6.220,00.

 

OS BAIRROS E DISTRITOS CONTEMPLADOS

 

Bairros: Centro, Agroindustrial, Bomfin, Camobi, Carolina, Chácara das Flores, Diácono João Luiz Pozzobom, Divina Providência, Duque de Caxias, Itararé, Juscelino Kubitschek, Km 3, Lorenzi, Menino Jesus, Noal, Nonoai, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Medianeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora do Rosário, Nova Santa Marta, Passo D’Areia, Patronato, Pé de Plátano, Pinheiro Machado, Presidente João Goulart, Salgado Filho, São João, São José, Tancredo Neves, Tomazzetti

Distritos: Arroio Grande, Boca do Monte, Pains e Santo Antão.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial