Inicial > Notícias > Seminário Internacional de Defesa reúne 300...

Notícias

10/11/2017 10/11/2017 10h50m

Seminário Internacional de Defesa reúne 300 participantes e representantes de seis nacionalidades


Prefeito Jorge Pozzobom participou da palestra de encerramento, conduzida pelo ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general de Exército Sergio Etchegoyen

 

Representantes de seis nacionalidades, de nove estados brasileiros e mais de 300 participantes. Esse é o saldo parcial do III Seminário Internacional de Defesa (Seminde), evento promovido pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) – com apoio da Prefeitura de Santa Maria e de outros órgãos locais, estaduais e nacionais – com o intuito de discutir oportunidades de desenvolvimento no setor de Defesa e potencializar negócios.

Iniciado na quarta-feira (08), o evento segue até esta sexta-feira (10), com uma visita técnica ao Centro de Instrução de Blindados e ao Centro de Adestramento Sul (CA-Sul), além de uma integração no Santa Maria Tecnoparque. No entanto, no final da tarde de quinta-feira (09), militares, empresários e empreendedores estiveram reunidos no Hotel Business Center Beira Rio, no Recanto Maestro, para a palestra de encerramento do evento, conduzida pelo ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general de Exército Sergio Etchegoyen.

Seguindo seus compromissos de Governo, de buscar o desenvolvimento do Município e de trabalhar de maneira integrada com as instituições e forças de Segurança, o prefeito Jorge Pozzobom participou da palestra e da rodada de debates. Na oportunidade, o chefe do Executivo destacou a importância de, além dos estados, os Municípios e, inclusive, o Governo Federal, atuarem no combate ao crime. Pozzobom ressaltou também os investimentos na Guarda Municipal de Santa Maria, além de enfatizar o interesse de que a cidade sedie, no próximo ano, a edição do Seminde.

“Diante do nosso cenário, cada vez mais os municípios precisam trabalhar de maneira integrada com o Governo do Estado e o Governo Federal. Sabemos das nossas dificuldades, e eventos como esse são fundamentais para que possamos buscar essa integração e alternativas para ampliar o nosso desenvolvimento”, destacou o prefeito Pozzobom.

Durante sua palestra, o general de Exército Sergio Etchegoyen, apresentou a estrutura do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, detalhando as secretarias, departamentos e as funções. Etchegoyen detalhou, entre outros, o Programa de Proteção Integrado de Fronteiras, o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro, o Departamento de Segurança da Informação e Comunicações e o Departamento de Acompanhamento de Assuntos Aeroespaciais. Ainda, falou sobre a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), sobre a responsabilidade também da União na segurança, e participou, por fim, de uma rodada de perguntas conduzida pelo diretor presidente da Adesm, Ademir José da Costa.

“O Gabinete faz, além da segurança do presidente da República, outras tantas atividades. É um leque grande de ações, de naturezas tão distintas, que nos coloca em frentes amplas e complexas. A segurança pública é, majoritariamente, competência dos Estados, mas o criem organizado transnacional assumiu um perfil tão intenso, que é clara a necessidade da União nesse enfrentamento. E é a partir dessa integração com o Estados que vamos conquistar as respostas necessárias”, explicou o general de Exército.

O Seminde contou ainda com a representação de 27 municípios, além da presença de dois ministros de Estados, 16 generais, seis almirantes, cinco brigadeiros, além de comandantes e delegados. Ainda, no Seminde Acadêmico, foram apresentados 40 trabalhos da graduação e, na Mostra Tecnológica, 10 empresas expositoras e quatro grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria. Além disso, o evento contou com duas palestras, seis painéis e a presença de 31 especialistas.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)

Foto: Deise Fachin

Superintendência de Comunicação

Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial