Inicial > Notícias > Servidores da Prefeitura participam de capacitação...

Notícias

17/10/2017 17/10/2017 11h23m

Servidores da Prefeitura participam de capacitação com temas relacionados à atuação da Defesa Civil


Capacitação será realizada ao longo desta terça-feira, por meio de palestras e explanações (Foto: João Alves)

Objetivo do treinamento é otimizar a resposta aos desastres, qualificando o socorro e a assistência a atingidos

 

Buscando otimizar a resposta aos diferentes tipos de desastres – sejam naturais ou provocados pelo homem – que, cotidianamente, afetam as cidades, a Prefeitura de Santa Maria promove, durante esta terça-feira (17), a “Primeira Jornada de Capacitação Interna em Desastres e Defesa Civil”. O evento é voltado aos servidores do Município e tem a intenção de capacitar esses profissionais para o atendimento a ocorrências de eventos diversos, no socorro e na assistência a famílias atingidas.

A capacitação ocorre no auditório da SUCV e contará, ao longo do dia, com palestras e explanações de membros da Defesa Civil Municipal e Estadual, representantes da Cruz Vermelha Brasileira de Santa Maria e da Organização Internacional de Emergências Terrestres, Aéreas e Marítimas do Brasil (OIDETAN Brasil). Entre os assuntos a serem abordados, estão questões relacionadas ao sistema da Defesa Civil Nacional, suporte básico de vida, prevenção e combate a incêndio, panorama de eventos adversos, entre outros temas.

Durante esta manhã, os participantes acompanharam a mesa de abertura do evento. Na oportunidade, o prefeito Jorge Pozzobom ressaltou o trabalho que o Governo vem desenvolvendo, desde o início do ano, para prevenir ocorrências relacionadas a eventos climáticos no Município, como a criação do Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres (NAP-Desastres), o levantamento dos pontos de alagamentos na cidade e as intervenções já realizadas, o trabalho conjunto da Defesa Civil, da Guarda Municipal e da Brigada Militar para o enfrentamento de ocorrências, entre outras. Citando exemplos de problemas enfrentados no Município e em cidades vizinhas relacionados às condições climáticas, Pozzobom também destacou a importância de capacitar os servidores, como forma de garantir uma resposta rápida à comunidade.

“Chuva, vento, alagamento, granizo têm todo o ano. Se já sabemos que vai acontecer, então, o mínimo que podemos fazer, é estarmos prevenidos. Não podemos esperar que aconteça”, enfatizou o prefeito, que também detalhou as ações já programadas pelo Governo para serem executadas na área, como a previsão de orçamento para a Defesa Civil e a criação – a partir da renovação do contrato com a Corsan – de um Fundo Municipal de Saneamento que garantirá aporte de recursos para investimentos na drenagem de arroios.

A jornada de capacitação é organizada pela Casa Civil, gabinete do vice-prefeito, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e OIDETAN e garantirá certificado de participação aos servidores que comparecem à atividade.

“Essa capacitação, sem dúvidas, irá resultar em muitos frutos para o Município, pois este é um assunto que nos preocupa e para o qual devemos ficar atentos para sabermos como agir”, destacou o vice-prefeito Sergio Cechin.

“A Defesa Civil só terá sucesso nas suas ações se tivermos o envolvimento dos demais órgãos. Precisamos trabalhar a prevenção, a preparação e o enfretamento de desastres para que possamos atender da melhor maneira a nossa comunidade”, ressaltou o superintendente da Defesa Civil Municipal, Tavores Fernandes de Oliveira.

Também participaram da mesa de abertura da capacitação, o coordenador regional da Defesa Civil, major Gerson Freitas Marques e o presidente da Cruz Vermelha local, Ronimar Costa dos Santos.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial