Inicial > Notícias > 74ª Romaria da Medianeira: órgãos envolvidos...

Notícias

16/10/2017 16/10/2017 18h20m

74ª Romaria da Medianeira: órgãos envolvidos na organização acertam detalhes para a procissão


Setor de Fiscalização da Prefeitura, Guarda Municipal e Brigada Militar já analisaram a Avenida Medianeira para definir a disposição dos lotes e da segurança (Foto: João Alves)

Prefeitura disponibilizará um maior número de lotes e reforçará o combate ao comércio ilegal

 

Faltando menos de um mês para a 74ª edição da Romaria Estadual da Medianeira que, neste ano, será realizada no dia 12 de novembro, os órgãos envolvidos na organização do evento – entre eles, a Prefeitura de Santa Maria – já deram início aos preparativos para que a procissão ocorra da maneira mais adequada. Questões referentes à comercialização de lotes, infraestrutura, segurança e funcionamento foram debatidas durante reuniões realizadas nesta segunda-feira (16).

De acordo com o superintendente de Fiscalização da Prefeitura, Tiago Candaten, ficou definido que a venda de lotes será realizada entre os dias 06 e 10 de novembro, diretamente no Centro Administrativo, e no dia 11 de novembro, no posto em frente à Basílica da Medianeira (veja, abaixo, os horários de venda). Os lotes terão um valor de R$ 242,11 cada e serão distribuídos na Avenida Medianeira, a partir do portão do parque da Basílica até a Rua General Osório, e na Rua Heitor Campos, entre a Medianeira e a Rua Doutor Teodorico. Conforme Candaten, serão entre 200 e 250 lotes disponíveis para comercialização, sendo que os mais próximos à Basílica serão destinados para alimentação. A intenção, segundo o superintendente, é organizar a distribuição dos lotes, para que o trajeto da procissão, bem como o acesso das residências, não seja prejudicado.

Tendo em vista o maior número de lotes disponibilizados e visando a organização e legalidade do evento, a Prefeitura intensificará a fiscalização – de forma conjunta entre o setor de Fiscalização, a Guarda Municipal e a Brigada Militar – no que diz respeito ao comércio ilegal e ao contrabando. Segundo Candaten, será proibida a venda de CDs e DVDs, bem como de bebida alcoólica (em conformidade com o Código de Posturas do Município e com o Decreto 053/2010). Além disso, de acordo com o superintendente, quem não adquirir lotes e realizar comércio durante o evento, terá as mercadorias apreendidas.

“Estaremos com aproximadamente 20 fiscais e cerca de 10 guardas municipais envolvidos na fiscalização. Queremos que este seja um evento realmente religioso, não apenas de comércio informal”, explicou Candaten, que, na tarde desta segunda-feira, realizou uma vistoria na Avenida Medianeira, junto ao superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes, e o subcomandante do 1º RPMon, major Jacob Pinton.

Também ficou acertado que não haverá comércio de bebida alcoólica no interior do Parque da Medianeira, e que, a partir das 17h, será encerrado o comércio nas dependências do local. Ainda, durante a reunião realizada na Basílica da Medianeira, os representantes dos órgãos também deram encaminhamento quanto a questões relacionadas aos trajetos da carreata realizada no domingo que antecede à Romaria e da Trezena, que contarão com a apoio da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), da Secretaria de Mobilidade Urbana, e da Guarda Municipal.

“A Romaria é um dos maiores eventos religiosos do Estado e merece cuidado e atenção. A Prefeitura está mobilizada em todos os seus setores para garantir o suporte necessário ao evento, para que os romeiros possam realizar a procissão de forma segura e tranquila”, ressaltou o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

Além da segurança disponibilizada pela Guarda Municipal, haverá ainda o reforço da Brigada Militar. Será utilizada a Plataforma de Observação Elevada (POE), pertencente à Secretaria de Segurança do Estado, e que consiste em uma torre de observação com 16 câmaras instaladas no topo, realizando monitoramento da região em tempo real. A plataforma é a mesma utilizada na primeira edição da “Calourada Segura” realizada no início deste ano.

 

VENDA DE LOTES

 

De 06 a 10 de novembro

Onde: Centro Administrativo Municipal (1ª andar, sala 68 – Coordenadoria de Fiscalização e Atividades Econômicas)

Horário: Das 7h30min às 13h

 

Dia 11 de novembro

Onde: Posto em frente à Basílica da Medianeira

Horário: Das 13h às 18h

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial