Inicial > Notícias > Após estudo, Prefeitura vai realocar 40...

Notícias

21/09/2017

Após estudo, Prefeitura vai realocar 40 contêineres que interferem na Mobilidade Urbana


Reunião definiu a nova localização dos contêineres (Foto: Divulgação/PMSM)

Ação realizada em conjunto com a Conesul Soluções Ambientais também vai demarcar a posição dos recipientes

 

Em agosto, a Prefeitura de Santa Maria e a Conesul Soluções Ambientais – empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos domiciliares – iniciou o mapeamento dos 550 contêineres localizados na área urbana do Município. O estudo identificou os recipientes que, de alguma forma, estão mal posicionados no passeio público, ocupando vagas de estacionamento ou prejudicando acessos. A partir do estudo, realizado em conjunto com as secretarias de Mobilidade Urbana e de Meio Ambiente, verificou-se que 40 contêineres precisarão ser realocados. Detalhes foram definidos durante uma reunião, realizada nesta quinta-feira (21), na Secretaria de Mobilidade Urbana.

De acordo com a secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato, as mudanças vão favorecer tanto motoristas, quanto pedestres. O estudo observou a proximidade com cruzamentos, as vagas de estacionamento e, principalmente, o passeio público. Alguns recipientes estão sobre as calçadas, dificultando a passagem de pedestres e cadeirantes, que são prioridade no Plano Diretor de Mobilidade Urbana do Município.

“As modificações foram estudadas e chegamos a conclusão de que são possíveis e necessárias. Todos os contêineres foram verificados pela Conesul. Além da mudança de posição, os recipientes também serão demarcados com tinta, para facilitar a identificação do lugar onde ele deve estar”, afirmou.

As baias onde ficam instalados os contêineres serão demarcadas no chão. Os recipientes também contarão com a tecnologia do georreferenciamento. Cada unidade recebe uma marcação em um sistema de localização por satélite (GPS), para que tanto a Conesul, quanto a Prefeitura, possam ter informações detalhadas sobre a localização geográfica de cada uma.

Questões ambientais também foram discutidas durante a reunião. O secretário de Meio Ambiente, André Domingues, explica o que será observado com as mudanças de localização dos contêineres.

“Alguns coletores estão muito próximos a bocas de lobo. E quando a população coloca lixo fora do contêiner, os detritos acabam sendo levados pela água da chuva e entupindo os bueiros. Por isso, nesses casos, esses recipientes também serão realocados”, explicou André Domingues.

O engenheiro ambiental e gerente de unidade da Conesul em Santa Maria, Daniel Stoelben, explica que a empresa mantém um cadastro atualizado sobre a localização da cada contêiner. No entanto, muitos deles são retirados do lugar de origem sem o conhecimento da empresa. Cada contêiner ocupa um espaço de 2,60 metros.

“Após esta avaliação teremos condições de realocar alguns recipientes, respeitando as necessidades da Mobilidade Urbana e da Secretaria de Meio Ambiente. A pintura das baias também será importante para demarcar a área onde o coletor deve permanecer”, diz Daniel.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial