Inicial > Notícias > Para aumentar indicadores, Prefeitura realiza oficina...

Notícias

17/08/2017 17/08/2017 16h14m

Para aumentar indicadores, Prefeitura realiza oficina sobre as Condicionalidades do Bolsa Família


 Servidores das secretarias de Desenvolvimento Social, da Saúde e da Educação participaram da oficina (fotos: João Alves)

Pela primeira vez, Secretaria de Desenvolvimento Social reúne servidores de três pastas para promover ampliação do conhecimento

 

Para que as famílias em situação de vulnerabilidade social do Município sejam assistidas e exerçam seus direitos, a Prefeitura de Santa Maria realizou, na tarde desta quinta-feira (17), a 1ª Oficina das Condicionalidades do Programa Bolsa Família. Servidores das secretarias de Desenvolvimento Social, da Educação e da Saúde – que são responsáveis pela política na cidade – participaram da capacitação.

Na oportunidade, os servidores puderam tirar dúvidas, compreender melhor as atuações e trocar experiências sobre o Bolsa Família. Quem guiou a 1ª Oficina foi o coordenador do Cadastro Único e representante do Comitê Estadual do Bolsa Família, Edgar Vargas. A ação foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, na qual o titular da pasta, João Chaves, destacou a importância do trabalho para que todas as famílias do Município sejam assistidas.

Conforme João Chaves, das 22 mil famílias que constam no Cadastro Único para Programa Sociais no Município, somente 68% tem acesso ao Bolsa Família. A partir disso, explica o secretário, mais de R$ 330 mil mensais deixam de entrar no orçamento das demais famílias.

“Temos que chegar aos cem por cento, saber onde estão estas pessoas e assisti-las. Por isso precisamos fortalecer nossa rede e melhorar nossos índices”, disse o secretário João Chaves.

A Secretária de Educação, Lúcia Madruga, e a superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Maria Suzana Lopes, também participaram da oficina. As duas secretarias são fundamentais para que a população tenha acesso ao programa do Governo Federal, já que há requisitos para as famílias participarem do Bolsa Família.

“Vamos fazer um esforço conjunto, em todas as 78 escolas, e junto as demais secretarias para melhorar nossos indicadores”, argumentou a secretária Lúcia Madruga.

“É de extrema importância que os servidores que atuam lá na ponta estejam preparados e integrados. Só assim conseguiremos alcançar melhores indicadores”, complementou a superintendente Maria Suzana Lopes.

Ao longo de toda a tarde, o coordenador do Cadastro Único, Edgar Vargas, conversou com os servidores das três secretarias, lembrando-os da necessidade de trabalhar em unidade para atender às pessoas que mais necessitam destes recursos no Município.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial