Inicial > Notícias > Gestores municipais da região debatem, em...

Notícias

20/07/2017 20/07/2017 17h43m

Gestores municipais da região debatem, em Uruguaiana, referência para os atendimentos em Neurologia


Secretária adjunta de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, representou a Prefeitura na reunião (Foto: Divulgação/ Prefeitura)

Dificuldade do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana em atender a demanda da 4ª  e da 10ª CRS norteou a reunião. Condições de atendimento da instituição será avaliada pelo Estado

 

Prefeitos e secretários de Saúde de municípios da 4ª e da 10ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) estiveram reunidos, nesta quinta-feira (20), em Uruguaiana. O assunto principal do encontro foi a questão dos serviços referenciados ao Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.

A secretária adjunta de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, representou o Município na reunião, que contou também com a participação do vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, do secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis e do chefe do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA) da Secretaria Estadual da Saúde, Francisco Paz. No encontro, os gestores expuseram às autoridades estaduais as dificuldades enfrentadas pela Santa Casa para atender a demanda de pacientes da 10ª e da 4ª CRS – que inclui Santa Maria – que necessitam de atendimentos de Neurologia de média e alta complexidade. Hoje, Uruguaiana é a referência da 4ª CRS para os serviços nesta área.

Conforme Liliane, a intenção da reunião era solicitar ao Estado uma alternativa para resolver a questão, já que os pacientes que necessitam, não podem ficar sem o atendimento. Assim, ficou acertado que o Hospital Santa Casa passará por uma avaliação do Estado, num período de 60 dias, onde serão mapeadas as condições da instituição, o que o hospital consegue atender de pacientes da 10ª CRS, o que não é possível fazer, quais as deficiências apresentadas, entre outros itens. Depois desse prazo e de conhecido o diagnóstico, o Estado definirá um encaminhamento para a demanda.

“Os secretários e os prefeitos colocaram para o Estado mais essa dificuldade que vem sendo enfrentada na área da Saúde. O Estado se comprometeu em fazer essa avaliação do Hospital, frente aos atendimentos de pacientes da 10ª CRS. Quanto à referência de Neurologia para média e alta complexidade para a 4ª CRS, ficou acertado que o Estado buscará novos serviços para credenciamento, visto que a Santa Casa, através de seus médicos e gestores, explica que a instituição não tem condições de atender a demanda da 4ª em Neurologia. Então, o Estado deve buscar uma nova referência”, ressaltou Liliane.

Ao fim da reunião, o secretário Gabbardo assumiu o compromisso de acompanhar a avaliação da Santa Casa, quanto ao atendimento da 10ª CRS, além de buscar novos serviços de referência para Neurologia para a 4ª CRS.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Divulgação/ Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial