Inicial > Notícias > Escola Perpétuo Socorro colhe frutos do...

Notícias

13/06/2017

Escola Perpétuo Socorro colhe frutos do trabalho plantado pela Educação Fiscal


Alunos do 5º ano trabalharam temas da Educação Fiscal

“Participar do controle social no dia a dia, construindo conhecimento para transformar a comunidade para o bem comum”. Assim a graduanda do Curso de Pegadogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Lucélia Portugal, definiu o trabalho desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Perpétuo Socorro. A acadêmica desenvolveu atividades sobre as temáticas da Educação Fiscal com alunos do 5º ano da instituição. O depoimento de Lucélia foi apresentado aos coordenadores do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), durante visita à escola.

Orientada pela professora Cynara Cardoso, a acadêmica teve a ideia de unir os conteúdos de forma interdisciplinar, o que resultou no trabalho de estágio final de Lucélia. E para ver de perto como os alunos reagiram às atividades, a coordenadora adjunta do PMEF, Adriana Aires, e a disseminadora Rozania Rosa, se deslocaram até a escola.

Lá, elas puderam perceber os métodos utilizados, como bazar para trabalhar as porcentagens, fazendo comparações nas notas fiscais dos mercados do bairro, passeios no Museu Educativo Gama d’Eça/UFSM e no Planetário da UFSM, para abordar o patrimônio público. Na questão dos impostos, utilizou o jogo Caminho da Cidadania, contido no informativo nº 46, produzido pelo PMEF. Vídeos e livros também serviram de base para as pesquisas sobre a temática.

Ficou evidente o aprendizado das crianças quando questionadas pelas integrantes do PMEF sobre o que elas haviam aprendido na última semana sobre Educação Fiscal. Todos souberam responder corretamente sobre as questões que abordaram a importância da Nota Fiscal, aplicação de recursos, entre outros.

Lucélia explicou ainda como desenvolveu em cada disciplina a temática com os alunos. “Em Português, com linguagem oral e substantivos próprios; na Matemática, resolução e interpretação de problemas; da História, a importância da Nota Fiscal; na Geografia, espaço e tempo e finalmente em Artes, na confecção dos materiais (cartazes) utilizando as cores”.

Ela destacou ainda a importância de trabalhar a Educação Fiscal na escola, pois foi por meio de sua filha, aluna da EMEF Santa Helena e participante das atividades da Educação Fiscal, que ela conheceu o Programa Municipal.

PROJETOS 2017

Como em 2016, a EMEF Perpétuo Socorro já confirmou presença nos projetos da Educação Fiscal. Desta vez, participará do 11º Festival Cid Legal Canta e Dança, marcado para o dia 6 de outubro e do 9º Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena, no dia 20 de outubro.

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Rozania Rosa
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial