Inicial > Notícias > Prefeitura participa de audiência pública para...

Notícias

07/06/2017

Prefeitura participa de audiência pública para debater problema dos alagamentos no Município


Vice-prefeito Sergio Cechin explicou as medidas adotadas pelo Governo para amenizar os alagamentos (Foto: Deise Fachin)

Na sexta-feira, Município receberá uma escavadeira hidráulica, cedida do Governo do Estado, para desassoreamento de arroios

 

O Governo Municipal vem, desde o início da atual administração, realizando estudos e ações pontuais para amenizar a situação dos alagamentos na cidade. Para isso, o prefeito Jorge Pozzobom solicitou a criação do Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres do Município (NAP – Desastres) que, coordenado pelo vice-prefeito Sergio Cechin, ao longo dos últimos seis meses trabalha em busca de soluções para o problema.

Na tarde desta quarta-feira (07), a Prefeitura esteve presente em uma Audiência Pública realizada pela Câmara de Vereadores para debater o problema. Promovida pela Comissão Especial da Casa, a audiência contou com a presença de um grande público.

Após o uso da palavra pelos vereadores e representantes das comunidades, o vice-prefeito Sergio Cechin utilizou o espaço para elencar as ações que estão sendo realizadas, a curto e médio prazo, pela Prefeitura Municipal para amenizar o problema.

O vice-prefeito informou que, na próxima sexta-feira (9), o Município irá receber uma escavadeira hidráulica, cedida pelo Governo Estadual, que irá ajudar a realizar o desassoreamento dos arroios e das sangas da cidade. Além disso, uma licitação será aberta para a aquisição de maquinário semelhante para o Município.

“Cerca de 60% dos alagamentos que ocorrem na cidade são ocasionados porque nossos arroios estão obstruídos. Nós não possuíamos maquinário para realizar esse serviço. Desde que assumimos, enviamos para manutenção uma máquina, que era do Município, e pedimos a cedência de outra para o Governo do Estado. O desassoreamento dos cursos de água irá ajudar, e muito, a solucionar o problema” explicou o vice-prefeito.

Além disso, Cechin salientou a importância do estudo realizado pelo Instituto do Planejamento de Santa Maria (Iplan) que, desde 2013, tem um mapa detalhado com os principais pontos de alagamento e sinistros do Município. Segundo o vice-prefeito, são quase 300 pontos mapeados que já estão sendo estudados pelas secretarias participantes do Núcleo.

Ao final de sua fala, o vice-prefeito também enumerou algumas medidas que já estão sendo realizadas, como a limpeza e o desentupimento dos bueiros, a solicitação de apoio ao Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim, a elaboração de projetos junto ao Governo do Estado e a importância da conscientização da comunidade e da fiscalização do Poder Legislativo.

“Nós agradecemos o empenho dos 21 vereadores, que foram até a Prefeitura dispostos a ajudar no que for preciso para que paremos de enfrentar este problema. Santa Maria sofre com os alagamentos há muito anos, mas com a união da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da nossa comunidade quem sabe possamos dar um fim a este problema” finalizou Cechin.

Participaram da audiência pública o secretário de Meio Ambiente, André Domingues, o coordenador da Defesa Civil, Cladimir Nascimento, Anelise do Prado, arquiteta IPLAN e os vereadores Adelar Vargas (Bolinha); Alexandre Vargas; Celita da Silva; Daniel Diniz; Jorge Trindade (Jorjão); Juliano Soares da Silva (Juba); Pastora Lorena; Luciano Guerra; Manoel Badke (Maneco); Marion Mortari e Vanderlei Araujo

 

Texto: Thassiani Porto
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial