Inicial > Notícias > Prefeito Jorge Pozzobom prestigia abertura da...

Notícias

19/05/2017 20/05/2017 09h09m

Prefeito Jorge Pozzobom prestigia abertura da I conferência Municipal de Saúde das Mulheres


Atividades iniciaram na sexta-feira e terão continuidade ao longo de todo o sábado

 

Um momento único, grandioso e, além de tudo, histórico. Assim foi definida a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, que teve sua abertura na noite de sexta-feira (19), na Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames). O prefeito e secretário de Saúde, Jorge Pozzobom, e equipes do governo e da pasta acompanharam a atividade. A conferência vai até a tarde de sábado (20), com trabalhos voltados ao tema central, que é a “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”.

Ao longo da noite de sexta e no sábado, os participantes irão discutir a saúde das mulheres em um aspecto amplo, com várias abordagens que versam sobre aspectos culturais, políticos, raciais, econômicos, igualitários, sociais, de saúde, entre outros. A I Conferência é promovida pelo Conselho Municipal da Saúde com o apoio da Secretaria de Saúde do Município.

Alguns dos objetivos da atividade é desenvolver e propor diretrizes para serem implantadas no Município, voltados, principalmente, na efetivação de políticas públicas, garantia de direitos à saúde, igualdade de gênero, entre outros projetos que atentem aos direitos das mulheres.

Emocionada, a coordenadora da Conferência, Maria Celeste Landerdahl, salientou que este é um evento histórico, que tem uma agenda feminista, e, que ao longo dos dois dias, desenvolverá debates que ampliarão os conhecimentos e oportunizarão evoluções em várias áreas, como cultural, político, social e econômico.

“Esse é um dia marcante, importante para todas nós, pois trabalhamos há anos pelo direitos das mulheres”, argumentou Maria Celeste.

Conforme a presidente do Conselho Municipal da Saúde, Benildes Mazzorani, ao longo dos últimos 30 anos, ela afirma que enxergou grandes avanços, principalmente no que se trata de igualdade de gênero e de direitos. No entanto, ela ressalta que ainda há muito no que avançar.

“Avançamos, mas não podemos retroceder. Ainda há machismo, desigualdade e violências contra as mulheres. Temos bastante o que trabalhar”, disse Benildes.

A secretária adjunta de Saúde Liliane Mello Duarte ressaltou que a Secretaria de Saúde está à disposição para contribuir e fazer parte das propostas construídas. Ela também ressaltou que se orgulha em fazer parte de um governo que valoriza as mulheres.

Concordando com a secretária adjunta, o prefeito Jorge Pozzobom lembrou a participação efetiva que as mulheres têm na composição do secretariado do seu governo. O chefe do Executivo também se comprometeu a trabalhar em políticas públicas voltadas às mulheres em Santa Maria.

“É uma alegria estar aqui com vocês. É responsabilidade de todo o governante implantar políticas públicas às mulheres e faremos isso”, ressaltou o prefeito.

Jorge Pozzobom também aproveitou a oportunidade para falar dos projetos de governo, como o Cuidando de Quem Cuida, que passa pela valorização dos servidores, com retornos à sociedade. O prefeito também falou na Conferência sobre o programa que está sendo pensado e construído pela Administração Municipal, na qual mulheres vítimas de violência doméstica terão uma porcentagem às casas dos programas habitacionais do Município.

Após a abertura oficial, o público já deu iniciou aos trabalhos na I Conferência, com aprovação do Regulamento e orientações dos grupos de trabalho, além da conferência de abertura. Neste sábado, várias atividades estão previstas. (Confira abaixo a programação).

 

PROGRAMAÇÃO

Sábado – 20 de maio de 2017
08h até as 10h – credenciamento
08h30min – Início dos trabalhos em grupos
10h30min às 10h45min – Coffee break
12h – Almoço
14h – Plenária Final
16h45min às 17h – Coffe break
17h – Homenagem às mulheres
17h30min – Eleição delegados para a 2ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres
21h – Encerramento

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial