Inicial > Notícias > Prefeitura doa mudas nativas aos participantes...

Notícias

15/05/2017 15/05/2017 17h24m

Prefeitura doa mudas nativas aos participantes da 18ª Cavalgada de Integração dos Distritos


Mudas nativas e uma espécie ornamental foram doadas nesta segunda-feira (Foto: João Alves)

Durante uma semana, cavalarianos vão percorrer 170 km entre os nove distritos de Santa Maria

 

De 16 a 21 de maio, o Movimento Tradicionalista Gaúcho promove a 18ª Cavalgada de Integração dos Distritos de Santa Maria. Realizado pela 13ª Região Tradicionalista (13ª RT) e pelo Departamento de Cavalgadas Tropeiros do Coração do Rio Grande, com apoio da Prefeitura Municipal, o evento passa pelos nove distritos de Santa Maria, em homenagem ao aniversário do Município, celebrado em 17 de maio.

A concentração dos cavalarianos acontece nesta terça-feira (16), no DT Querência da Medianeira. A saída dos tropeiros será às 13h, para um percurso de 13 quilômetros, até o Distrito de Santa Antão. A 18ª Cavalgada de Integração dos Distritos encerra no próximo domingo (21), no Distrito de Arroio Grande. Após almoço na comunidade, o grupo retorna ao ponto de partida, o DT Querência da Medianeira (confira roteiro abaixo). Este ano, cerca de 18 cavalarianos participam do evento, percorrendo um percurso total de 170 quilômetros.

 

CAVALGADA REFORÇA A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA POR ONDE PASSA
Tradicionalmente, a Cavalgada de Integração têm propagado o cuidado com o meio ambiente nas comunidades onde passa durante o percurso. Para colaborar com o espírito ecológico dos tropeiros, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município de Meio Ambiente, fez a doação de cem mudas de árvores nativas, na manhã desta segunda-feira (15).

“É uma grande satisfação para a Secretaria de Meio Ambiente estar, neste ato, representando sua principal atribuição: estimular o reflorestamento e zelar pela natureza. E é fundamental a participação da comunidade nesta ação, tão bem executada pela Cavalgada dos Distritos”, afirmou o secretário André Domingues.

Entre as espécies nativas repassadas ao Departamento de Cavalgadas Tropeiros do Coração do Rio Grande estão o Jacarandá-mimoso, a Canela-sassafrás, o Angico-vermelho, o Louro-pardo e mudas de uma planta ornamental, a Primavera.

“Em cada lugar onde paramos para pernoitar, entregamos mudas para os moradores, para que ocorra o plantio e a conservação destas espécies. Também priorizamos por chamar alunos das escolas rurais para que participem desta ação”, explica o tropeiro Gabriel Figueiredo.

 

ROTEIRO DA 18ª CAVALGADA

16/05
- Concentração no DT Querência da Medianeira
13h: Saída às 13h para o Distrito de Santo Antão e Distrito da Boca do Monte (janta e pernoite na propriedade de José Nicheli).

17/05
7h: Saída do Distrito da Boca do Monte com destino ao Distrito de São Valentin para almoço.
13h: Saída para o Distrito de Santa Flora, com almoço e pernoite no CTG Maneco Rodrigues.

18/05
7h: Saída para o Distrito de Passo do Verde, com almoço, janta e pernoite.
 

19/05
7h: Saída para o Distrito de Pains, com almoço, janta e pernoite no PL Os Gaudérios.
 

20/05
7h: Saída para o Distrito de Arroio do Só, com almoço no CTG Vitorio Mario.
13h: Saída para o Distrito de Palma, com janta e pernoite na comunidade Elizabette Sanna.
 

21/05
7h: Saída para o Distrito de Arroio Grande, com almoço no Ferraduras Potro.
12h: Retorno ao destino final, o DT Querência das Dores.
 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial