Inicial > Notícias > Alunos da Escola Chácara das Flores...

Notícias

15/05/2017

Alunos da Escola Chácara das Flores recebem oficina sobre Segurança nos trilhos e Educação Ambiental


De maneira lúdica, funcionários da Empresa Rumo explicaram com jogos os cuidados que os pequenos precisam ter nos trilhos de trem (Foto: João Alves)

Trabalho educativo ocorreu por escola estar próxima à malha ferroviária e muitos alunos morarem perto das vias férreas

 

Os alunos do 1º ao 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores tiveram, nesta segunda-feira (15), uma tarde especial. Uma oficina, promovida pela Empresa Ferroviária Rumo, com apoio da Prefeitura de Santa Maria, levou conhecimento aos pequenos sobre Educação Ambiental e Segurança nos trilhos de trem.

Após orientações sobre os cuidados ao atravessar a via férrea, como não brincar nos vagões de trem e não pegar “carona” nos veículos, entre outros ensinamentos, os funcionários da empresa realizaram jogos educativos com as crianças, visando a segurança. Conforme a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Vera Simon, um dos objetivos da oficina é evitar acidentes.

“São atividades educativas e que fazem muita diferença. Muitos alunos moram perto ou passam pela via ferroviária, então é preciso sempre estar atento”, explica Vera.

Na manhã do dia 18, quem receberá a oficina da Rumo são os estudantes da Escola Municipal Oscar Grau, no Bairro Presidente João Goulart. As instituições foram escolhidas por ficarem próximas às linhas de trem.

De acordo com o coordenador de licenciamento ambiental da Rumo, André Petick Dias, a oficina traz informações de maneira lúdica para mostrar situações que evitem acidentes nos trilhos. A intenção é que os pequenos se tornem adultos conscientes e possam multiplicar os conhecimentos.

“É importante eles terem acesso a conteúdos que possam ser aplicados no dia a dia. É uma forma divertida de se aprender”, resumiu Dias. Segundo ele, a oficina ocorre nos seis estados do país em que a empresa atua.

“Muitas vezes, os alunos até têm consciência dos perigos, mas não entendem as consequências. É uma forma lúdica deles aprenderem e repassarem essas informações”, finalizou a diretora da Escola Chácara das Flores, Rejane Freo Dias.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial