Inicial > Notícias > Com ações preventivas, Município não registra...

Notícias

13/05/2017 13/05/2017 19h26m

Com ações preventivas, Município não registra alagamentos em função da chuva deste sábado


Pontos considerados críticos em Santa Maria não apresentaram problema em função da chuva deste sábado (Foto: Deise Fachin)

Cidade registrou média de 90 mm de precipitação. Defesa Civil monitora áreas de risco
 

A atuação preventiva da Prefeitura de Santa Maria, com relação à questão dos alagamentos, já retorna em resultados positivos para o Município. Isso porque, mesmo com a cidade registrando um volume considerável de chuva desde a madrugada deste sábado (13), nenhuma ocorrência de alagamento foi registrada até esta tarde.

Conforme o coordenador da Defesa Civil do Município, Cladimir Nascimento, choveu em média 90,7 milímetros em Santa Maria até as 18h48min deste sábado. O índice leva em conta a marcação registrada pelos pluviômetros instalados em seis pontos diferentes da cidade (veja abaixo). Conforme a marcação, a área na Avenida Walter Jobim, na região próxima à Ponte do Cadena, foi a que registrou o maior volume de chuva no Município durante o período.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, destaca o trabalho preventivo que vem sendo feito pela nova Administração Municipal desde a primeira quinzena de março, quando as fortes chuvas provocaram alagamentos em mais de 700 casas no Município. Desde então, seguindo o planejamento definido pelo Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres (NAP Desastres), estão sendo realizadas intervenções em diversas regiões, tanto na área central quanto nos bairros e vilas da cidade.

"O diferencial é que estamos trabalhando com planejamento. Todo o trabalho que nós realizamos em uma via pública, de melhoria da pavimentação, contempla, obrigatoriamente, o serviço de limpeza de bueiros e bocas de lobos, de desobstrução de galerias e, quando necessário, de valetamento. São intervenções completas", destaca o secretário Almeida Rosa.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, o trabalho de desobstrução e limpeza de bocas lobo realizado pela secretaria de Infraestrutura foi fundamental para que nenhuma ocorrência fosse registrada. Pontos considerados críticos no Município e que sofriam com os alagamentos, não registraram problema neste sábado, como por exemplo, a Avenida Borges de Medeiros e o entroncamento da Avenida Liberdade com a Dois de Novembro.

“Com esse mesmo volume de chuva registrado até agora, se não tivesse havido o trabalho de desobstrução de bueiros, já teríamos alagamentos em alguns locais do Município. Então, é correto afirmar que as intervenções realizadas pela Infraestrutura já trazem resposta positiva”, completou Cladimir.

Ainda de acordo com o coordenador, como não houve ocorrências, o NAP Desastres não precisou ser acionado. No entanto, a Defesa Civil segue em atenção e monitorando pontos considerados de risco do Município, como as vilas Canário e Bilibio. Segundo Cladimir, a Guarda Municipal, durante as rondas, também auxilia com informações relativas a alagamentos. Para o registro de ocorrências, é possível ligar para o 153.

 

Registro da chuva nos pluviômetros instalados na cidade (valor acumulado até as 18h48min deste sábado):

– Bairro Tancredo Neves (Ginásio do Oreco): 95 mm

–Avenida Walter Jobim (Ponte do Cadena): 95,2 mm

– Pronto Atendimento do Patronato: 90 mm

– Bairro Lorenzi (Escola Caic Luizinho de Grandi): 86.4 mm

– Vila Montanha Russa: 90 mm

– Bairro Camobi: 87.8 mm

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770) e Ramiro Guimarães (Mtb 13.009)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial