Notícias
13/05/2017 13/05/2017 19h26m
Com ações preventivas, Município não registra alagamentos em função da chuva deste sábado

Cidade registrou média de 90 mm de precipitação. Defesa Civil monitora áreas de risco
A atuação preventiva da Prefeitura de Santa Maria, com relação à questão dos alagamentos, já retorna em resultados positivos para o Município. Isso porque, mesmo com a cidade registrando um volume considerável de chuva desde a madrugada deste sábado (13), nenhuma ocorrência de alagamento foi registrada até esta tarde.
Conforme o coordenador da Defesa Civil do Município, Cladimir Nascimento, choveu em média 90,7 milímetros em Santa Maria até as 18h48min deste sábado. O índice leva em conta a marcação registrada pelos pluviômetros instalados em seis pontos diferentes da cidade (veja abaixo). Conforme a marcação, a área na Avenida Walter Jobim, na região próxima à Ponte do Cadena, foi a que registrou o maior volume de chuva no Município durante o período.
O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, destaca o trabalho preventivo que vem sendo feito pela nova Administração Municipal desde a primeira quinzena de março, quando as fortes chuvas provocaram alagamentos em mais de 700 casas no Município. Desde então, seguindo o planejamento definido pelo Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres (NAP Desastres), estão sendo realizadas intervenções em diversas regiões, tanto na área central quanto nos bairros e vilas da cidade.
"O diferencial é que estamos trabalhando com planejamento. Todo o trabalho que nós realizamos em uma via pública, de melhoria da pavimentação, contempla, obrigatoriamente, o serviço de limpeza de bueiros e bocas de lobos, de desobstrução de galerias e, quando necessário, de valetamento. São intervenções completas", destaca o secretário Almeida Rosa.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, o trabalho de desobstrução e limpeza de bocas lobo realizado pela secretaria de Infraestrutura foi fundamental para que nenhuma ocorrência fosse registrada. Pontos considerados críticos no Município e que sofriam com os alagamentos, não registraram problema neste sábado, como por exemplo, a Avenida Borges de Medeiros e o entroncamento da Avenida Liberdade com a Dois de Novembro.
“Com esse mesmo volume de chuva registrado até agora, se não tivesse havido o trabalho de desobstrução de bueiros, já teríamos alagamentos em alguns locais do Município. Então, é correto afirmar que as intervenções realizadas pela Infraestrutura já trazem resposta positiva”, completou Cladimir.
Ainda de acordo com o coordenador, como não houve ocorrências, o NAP Desastres não precisou ser acionado. No entanto, a Defesa Civil segue em atenção e monitorando pontos considerados de risco do Município, como as vilas Canário e Bilibio. Segundo Cladimir, a Guarda Municipal, durante as rondas, também auxilia com informações relativas a alagamentos. Para o registro de ocorrências, é possível ligar para o 153.
Registro da chuva nos pluviômetros instalados na cidade (valor acumulado até as 18h48min deste sábado):
– Bairro Tancredo Neves (Ginásio do Oreco): 95 mm
–Avenida Walter Jobim (Ponte do Cadena): 95,2 mm
– Pronto Atendimento do Patronato: 90 mm
– Bairro Lorenzi (Escola Caic Luizinho de Grandi): 86.4 mm
– Vila Montanha Russa: 90 mm
– Bairro Camobi: 87.8 mm
Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770) e Ramiro Guimarães (Mtb 13.009)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria