Inicial > Notícias > Secretaria de Meio Ambiente investiga causas...

Notícias

12/04/2017 12/04/2017 17h15m

Secretaria de Meio Ambiente investiga causas de derramamento de óleo em afluente do Arroio Wolf


Equipe da Secretaria de Meio Ambiente percorreu o arroio até encontrar a possível origem do derramamento de óleo (Foto: divulgação/Prefeitura)

Prefeitura verifica indícios de que uma empresa de transporte de resíduos tenha feito o despejo irregular

 

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, investiga a causa de derramamento de óleo em um afluente do Arroio Wolf, no Bairro Chácara das Flores. Indícios apontam que a ocorrência é derivada do descarte irregular dos resíduos na água, via rede pluvial, por uma empresa. Amostras foram recolhidas para análise e darão embasamento para a investigar se houve crime ambiental.

Na terça-feira (11), a Secretaria recebeu denúncias sobre o odor de óleo no Arroio Wolf. Imediatamente, uma equipe da pasta, acompanhada do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, deslocou-se até os pontos indicados e começou a analisar a origem do derramamento de óleo.

Após seguirem as manchas na água, os servidores identificaram que o derrame vinha de um afluente do arroio. A Secretaria verificou indícios que, possivelmente, uma empresa de desentupimento e limpeza de fossas, na mesma localidade, havia derramado o óleo no afluente.

De acordo com o secretário Adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Rocha, vestígios de óleo estavam em alguns pontos da empresa, sendo ela o último local em que foram encontrados os resíduos. Amostras do óleo no empreendimento e, também, da água foram coletadas. Elas serão encaminhadas à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para análise.

“Vamos analisar todas as amostras, verificar se são compatíveis e, então, fazer os encaminhamentos. O que ocorreu pode ser considerado um crime ambiental grave”, explica o adjunto.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) – que já foi comunicada do ocorrido pela Prefeitura –, deve assumir as investigações e fiscalizações sobre o derramamento do óleo, já que é a licenciadora da empresa.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Divulgação/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial