Notícias

11/04/2017

Atendimentos realizados no Ambulatório de Saúde Mental serão redirecionados em Santa Maria


Atendimentos já agendados seguem sendo feitos no local. Novas atendimentos serão feitos na Policlínica do Rosário e na Unidade de Saúde José Erasmo Crossetti  (Foto: João Alves)

Reestruturação segue as determinações do Ministério da Saúde e as diretrizes do Sistema Único de Saúde

                       

Seguindo as determinações do Ministério da Saúde e as diretrizes que norteiam o Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde e da Atenção Psicossocial do Município, trabalha na reestruturação do Ambulatório de Saúde Mental do Município. O objetivo da mudança, que atende ao Plano Municipal de Saúde, é fortalecer o serviço e qualificar os atendimentos da área na cidade.

Conforme a coordenadora da Atenção Psicossocial do Município, Claudia Pinto Machado Melo, o Ambulatório (e, neste caso, os profissionais e os serviços disponibilizados no local) será redirecionado para Unidades de Referência em Santa Maria. Os atendimentos passarão a ser realizados na Policlínica do Rosário e na Unidade de Saúde José Erasmo Crossetti, sendo as unidades de saúde as referências para os encaminhamentos.

Segundo Claudia, essa reestruturação atende ao objetivo geral da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que procura garantir a articulação e integração de todos os pontos de atenção das redes de saúde no território. A intenção é que os quatro profissionais que atuam no Ambulatório – dois psiquiatras e duas psicólogas – sejam encaminhados para as Unidades de Referência em breve. No entanto, a coordenadora destaca que os atendimentos que já estão agendados serão realizados diretamente no Ambulatório. Já os novos, a partir da mudança, serão realizados via Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde.

“Queremos proporcionar a integralidade do cuidado do usuário da Saúde Mental e qualificar o serviço, acolhendo e acompanhando esse paciente, dando continuidade ao tratamento nas Unidades de Referência”, explica Claudia.

Os atendimentos disponibilizados visam contemplar os pacientes com problemas e transtornos mentais, bem como usuários de álcool e outras drogas. Para a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Benildes Mazzorani, a reestruturação é vista de forma positiva. Benildes explica que a realização dos atendimentos nas Unidades de Referência vai potencializar o trabalho dos profissionais, uma vez que as consultas não ficarão restritas ao Ambulatório. Além disso, a reestruturação possibilitará também uma qualificação dos serviços nos Caps e, também, nas próprias Unidades Básicas.

“Os profissionais vão passar a exercer suas funções em outros pontos da Rede de Atenção em Saúde Mental, o que fortalecerá essa rede, pois ela precisa funcionar em todos os pontos, de maneira integrada, facilitando o acesso dos pacientes”, destaca Benildes.

Com o redirecionamento dos atendimentos, o local que abriga o Ambulatório hoje (uma casa na esquina das ruas Riachuelo e Pinheiro Machado) passará a ser a nova sede da Política do HIV/AIDS, que atualmente funciona na Casa Treze de Maio.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial