Notícias
17/04/2011 17/04/2011 13h48m
Agência de Desenvolvimento de Santa Maria será realidade a partir desta segunda-feira (18)
Há mais de 20 anos Santa Maria sonha com a implantação de uma Agência de Desenvolvimento. Nesta segunda-feira (18), o que até então era apenas um sonho passará a fazer parte da realidade do município. Através da articulação de diversas instituições e pessoas físicas e jurídicas, lideradas pela Prefeitura Municipal de Santa Maria e pela Câmara de Comércio e Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADSM) será oficialmente instituída, em Assembléia Geral. Logo após a Assembléia, às 11h, no Plenário da Câmara de Vereadores, A ADSM será apresentada à imprensa e à comunidade.
O objetivo da instalação da ADSM é articular o desenvolvimento sustentável de Santa Maria e região, pela ação integrada entre Poder Público, instituições de Ensino, setor empresarial, associações afins e voluntários da sociedade. Além disso, a instituição irá coordenar a elaboração de planos, programas, projetos e pesquisas para viabilizar o desenvolvimento local e regional, entre eles, o movimento “A Santa Maria que Queremos”, que aponta através de pesquisa pública e fóruns temáticos os rumos que devem nortear o desenvolvimento da cidade para as próximas décadas.
O Mapa Estratégico do Movimento ‘A Santa Maria que Queremos’, que torna público as prioridades apontadas pelos mais diversos segmentos da sociedade, foi revelado na noite da última quinta-feira (14),no Park Hotel Morotin. A ação foi desencadeada em 14 de novembro de 2009, com o seminário ‘Visão de Futuro’, com mais de 400 lideranças da cidade e da Região, reunidas no Park Hotel Morotin.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Cezar Gehm, confirma que a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria foi uma iniciativa da sociedade civil organizada. O município está incentivando financeiramente, bem como outras entidades empresarias e pessoas que irão manter a Agência. O secretário ressalta que o empreendimento, sem fins lucrativos, tem a missão principal de promover o desenvolvimento econômico do município, de forma ordenada. “O foco será no planejamento de novos projetos, idéias e ações voltadas à geração de negócios e produtos e, consequentemente de empregos, aproveitando a mão de obra local.
A constituição da Agência foi articulada pela Prefeitura, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e outras pessoas físicas e empresas (Associados Fundadores) que aportarão R$ 1.000,00 por mês, cada, durante 24 meses para o inicio das atividades e manutenção da Agência. A Lei também autorizou o Município de Santa Maria aportar, mensalmente, durante 24 meses, um valor igual a soma dos aportes dos demais Associados Fundadores, limitado ao máximo de R$ 25 mil mensais.
De acordo com o secretário Adjunto de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos (SMD), Diogo De Gregori, já estão confirmadas como Associados Fundadores, 26 pessoas físicas e jurídicas de Santa Maria. Os interessados em participar da ADSM podem procurar a SMD ou a Cacism para obter mais informações sobre a iniciativa.
Para o chefe do Executivo, a instituição da ADSM se une a outras conquistas da atual Administração Municipal, como a municipalização do Distrito Industrial (DISM) e sua licença ambiental de operação, municipalização do licenciamento ambiental, a criação da Sala do Empreendedor, a aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e da Lei da Inovação e o Pavilhão da Inovação. “Não existe cidade no Rio Grande do Sul que, hoje, ofereça as condições que Santa Maria apresenta para atração de novos investimentos e ampliação das estruturas econômicas já existentes na cidade”, salientou o prefeito.
Schirmer ainda destacou que a proposta é o último passo para dotar a cidade de uma política de desenvolvimento e atração de investimentos. “Esta iniciativa coroa todo um processo que vem sendo desenhado desde que assumimos o governo. A cidade esperava por isso há mais de 20 anos. Assumimos o compromisso de colocar Santa Maria num patamar diferenciado, com políticas de desenvolvimento capazes de fazer frente a outras cidades do Estado e do Pais, chamando todos os segmentos para essa caminhada. Esse compromisso está honrado”, destacou o prefeito.
Presidente da Cacism ressalta união entre poder público e setor empresarial
Na visão da Cacism esta é mais uma clara e evidente demonstração de que o setor empresarial juntamente com a administração pública municipal podem andar e atuar juntos em todos os caminhos que busquem e/ou signifiquem possibilidades e oportunidades de desenvolvimento para Santa Maria.
Para o presidente da entidade, empresário Paulo Ceccim, a Agência de Desenvolvimento terá este papel fundamental de ajudar o município a conhecer melhor todos os seus potenciais. “Sabendo usar os mesmos na busca de novos empreendimentos e oportunidades em todas as áreas, colocando verdadeiramente nossa cidade no grupo dos municípios com melhores oportunidades para se investir”, afirma Ceccim.
O dirigente cumprimenta o prefeito Cezar Schirmer pela iniciativa de levar adiante o projeto. Ceccim destaca, que com a visão de uma cidade moderna, juntamente com sua liderança e determinação, Schirmer entendeu a importância desta agência apoiando imediatamente sua criação em conjunto com o setor empresarial e a presença de segmentos fundamentais, como o ensino e o setor político. Ceccim acredita que a ADSM tem os ingredientes necessários para o sucesso.
Saiba mais sobre a ADSM
O que é: a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADSM) é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos.
Local: sede e foro no Centro de Desenvolvimento Empresarial, sito a Rua Ângelo Uglione, 1509, Centro, Santa Maria, RS, Brasil, CEP 97.010-570.
Atividades: o início das atividades da ADSM dar-se-á a partir da reunião de fundação e o prazo de duração é indeterminado.
Objetivos
- Articular o desenvolvimento sustentável de Santa Maria e região, pela ação integrada entre o Poder Público, Instituições de Ensino, Setor Empresarial, Associações afins e Voluntários da Sociedade.
- Coordenar a elaboração de planos, programas, projetos e pesquisas para viabilizar o desenvolvimento local e regional.
- Estimular, valorizar, fortalecer e promover o empreendedorismo e a inovação.
- Fomentar e divulgar oportunidades de investimento no Município de Santa Maria e auxiliar na identificação e atração de investimentos visando seu desenvolvimento e o da região.
- Apoiar institucionalmente as empresas já instaladas no Município de Santa Maria e região, auxiliando-as na articulação junto a instituições e órgãos públicos.
- Fomentar a organização de Arranjos Produtivos Locais – APL’s, Redes de Cooperação e Economia Solidária no Município de Santa Maria e região.
- Apoiar a realização de parcerias para formação de novos negócios e outras formas de cooperação entre empresas sediadas no Município de Santa Maria e região com empresas nacionais e/ou internacionais.
– Captar e/ou apoiar a captação de recursos financeiros, nacionais e/ou internacionais, públicos e/ou privados, materiais e/ou humanos para o desenvolvimento local e regional.
– Promover a integração com outras Agências de Desenvolvimento.
– Realizar a coordenação do Movimento “A Santa Maria que Queremos”, viabilizando os Fóruns Temáticos, como encontros de pessoas interessadas em debater idéias, estudos e projetos, bem como viabilizar a implantação das Ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável de Santa Maria e região.
– Coordenar a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Maria.
Texto: Jorn. Vera Jacques
Foto: Arquivo Comunicação Prefeitura