Inicial > Notícias > Prefeitura vai formalizar ao Dnit proposta...

Notícias

17/02/2017 18/02/2017 11h45m

Prefeitura vai formalizar ao Dnit proposta para evitar fechamento da Rua Sete de Setembro


Poder Executivo se comprometeu em reforçar a segurança no local e solicitou a suspensão do processo

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, está empenhado em impedir que a Rua Sete de Setembro seja fechada. Nesta sexta-feira (17), o chefe do Executivo recebeu o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hiratan Pinheiro da Silva, para tratar da ação judicial que determina que seja erguido um muro isolando os trilhos. A obra seria a contrapartida do Município no convênio firmado em 2004, e assumida pelo governo da época, para a construção do Viaduto da Gare, no final da Avenida Rio Branco. Agora, a nova Administração Municipal corre contra o tempo para evitar que uma das vias mais tradicionais e importantes da cidade seja bloqueada.

As tratativas entre Prefeitura e Dnit, que iniciaram em Brasília, na última quarta-feira, avançaram com a vinda da comitiva da autarquia federal. Na ocasião, com a presença da procuradora Geral do Município, Rossana Schuch Boeira; do chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez; do controlador Geral do Município, Alexandre Lima; da secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato; e do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, foram tratados os aspectos jurídicos e técnicos para que a Rua Sete de Setembro continue aberta. A ideia é que a Prefeitura elabore uma proposta oferecendo alternativas de segurança ao local, sem a necessidade de construção do muro. Já o Dnit, por sua vez, irá se encarregar de encaminhar o pedido de suspensão do processo, via Brasília.

“Se a questão é de Segurança, nós resolveremos. Buscaremos uma solução para isso. O nosso governo não vai se omitir”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom.

Segundo informações da Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros de Santa Maria (ATU), 200 linhas de ônibus cruzam aquele trecho da rua, no Bairro Perpétuo Socorro, totalizando mais de 20 mil passageiros. A Sete de Setembro também é o principal acesso, para quem vai do Centro da cidade em direção à Zona Norte, ao Hospital Casa de Saúde e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Temos uma questão de Segurança, mas também há aspectos referentes à Mobilidade Urbana que precisam ser considerados. Tudo isso tem que ser muito bem analisado”, admitiu o superintendente regional do Dnit, Hiratan Pinheiro da Silva.

Texto: Ramiro Guimarães (Mtb 13.009)
Fotos: Roni Riet
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial