Inicial > Notícias > Atenção contribuinte: Prefeitura alerta para cobrança...

Notícias

17/02/2017 17/02/2017 17h37m

Atenção contribuinte: Prefeitura alerta para cobrança de guias indevidas enviadas por e-mail


Três pessoas entraram em contato com a Secretaria de Finanças para questionar a veracidade dos boletos

Três pessoas entraram em contato com a Secretaria de Finanças para questionar a veracidade dos boletos

 

A Secretaria de Município de Finanças alerta a população para e-mails falsos que estão chegando aos contribuintes em nome da Prefeitura Municipal de Santa Maria. As correspondências eletrônicas trazem no campo “Assunto”, a mensagem [AVISO] DARF EM ATRASO e contêm, em anexo, boletos de cobrança da DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

De acordo com o secretário titular da pasta, Jean-Pier de Vasconcellos Esquia, até a tarde desta sexta-feira (17), três contribuintes já haviam entrado em contato com a Prefeitura para alertar sobre a cobrança.

“Tomamos conhecimentos destes documentos, em tese, falsos, através dos contribuintes que nos questionaram sobre a procedência. Podemos afirmar veementemente que estes boletos não foram enviados pela Prefeitura de Santa Maria, uma vez que a DARF é uma cobrança de responsabilidade do Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria da Receita Federal”, explica.

Ainda nesta tarde, o secretário registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA). Caso algum contribuinte receba boletos da Prefeitura, por e-mail ou pelo correio, e acredite ser uma cobrança indevida, a orientação é entrar em contato com a Superintendência de Receitas, pelo telefone 55 3921 7065 ou diretamente no primeiro andar do Centro Administrativo.

“Caso outras pessoas tenham recebido esta cobrança específica da DARF em nome da Prefeitura de Santa Maria, pedimos que nos comunique, até para monitorarmos o número de casos. E, se por acaso, alguém recebeu o boleto e já realizou pagamento, orientamos procurar a DPPA a fim de registrar Boletim de Ocorrência”, comenta Jean-Pier Esquia.

 

Atenção aos detalhes do boleto que está sendo enviado por e-mail:

Documento de Cobrança:
A Prefeitura não cobra DARF. Apenas a DAM (Documento de Arrecadação Municipal)

Remetente:
O remetente não usa um e-mail institucional da Prefeitura, mas de um servidor comum (marcosssantos.pref@gmail.com)

Banco:
O banco para recebimento do valor não é utilizado pela Prefeitura de Santa Maria.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Imagem: Arte Robson Lima
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial