Inicial > Notícias > Homenagens e despedidas na distribuição de...

Notícias

30/12/2016 19/10/2023 18h10m

Homenagens e despedidas na distribuição de “legado do governo Schirmer/Farret para o futuro de SM”


Fotos: acadêmica de Jornalismo Keila Marques / Das funções que um homem público vem a exercer a mais gratificante é ser prefeito de sua cidade Natal, afirmou Schirmer.

Com a sentida e justificada ausência do prefeito José H. Farret, que esteve durante a longa tarde da quinta-feira (29) acompanhando o Plenário da Câmara de Vereadores (o qual decidiu por unanimidade (19x0) pelo arquivamento de iniciativa de um indivíduo que denunciava, com fatos considerados inconsistentes, ter havido improbidade administrativa do chefe do Executivo), o agora ex-prefeito e secretário de Estado da Segurança Pública, Cezar Schirmer promoveu a distribuição de um caderno com registros das principais obras e serviços ao longo dos oito anos de gestão à frente da Prefeitura de Santa Maria.

A fala inicial

A abertura dos trabalhos, em cerimonial conduzido pelo chefe de Gabinete Ony Lacerda da Silva, coube à Procuradora Jurídica do Município, Anny Gündel Desconzi. De antemão, a procuradora reafirmou o seu lugar profissional de atuação apolítica, mas asseverou que na história não se reconhece o grau de importância ou de contribuição do fato político no cenário do acontecimento ou na dimensão do presente e sim quando o tempo permite avaliar com racionalidade, distanciado da emocionalidade e dos fatos envolvidos no processo que se constrói como histórico.

“Fica para todos nós que convivemos e trabalhamos juntos, em um governo exigente, o cuidado com a legalidade, a liderança e a orientação, a grande visão do estrategista, a sensibilidade e o amor por uma cidade mais bonita, inteligente, produtiva e de oportunidades com que os governantes Schirmer e Farret buscaram imprimir em todos os seus atos e gestos; e isso podemos afirmar: em tudo o prefeito Schirmer se envolveu e contribuiu para o melhor desempenho das nossas atribuições”, saudou Anny.

Tributo ao político histórico

Ao abrir sua manifestação aos presentes, o secretário de Estado Schirmer não economizou referências elogiosas ao então seu vice-prefeito em duas campanhas vitoriosas. Agradeceu a lealdade do médico humanitário, figura notável, que construiu uma história de vida aos olhos e ao juízo do público, homem que mora desde sempre na casa que nasceu e que não expõe riqueza, antes, é de uma humildade e simplicidade que o aproxima com fácil acesso a todas as classes sociais e econômicas com extrema naturalidade.

“Ainda bem que os vereadores foram sábios para transpor um constrangimento a que foi submetido um homem de vida pública conhecida de todos e provada sucessivamente pelos eleitores”, disse Schirmer acerca do arquivamento ocorrido na Câmara. “Éramos irmãos desde sempre”, culminou acerca do médico agora prefeito.

Emoção e saudações

Agradeceu inicialmente com saudações nominais e referências aos servidores e integrantes do governo, para depois se dirigir aos que não compuseram o governo, mas que de uma forma ou outra estiveram presentes na inspiração e nas ações diretas de contribuição coletiva. Visivelmente emocionado, citou a perda, no meio da jornada, de um assessor muito querido, Renato Nicoloso, de generosa dedicação e contribuição ao longo de sua vida política.

Também nessa linha, Schirmer saudou a Algemiro Ariosto Nascimento Nunes, empresário, amigo, incentivador e participante ativo desde que iniciou sua caminhada política aspirando a horizontes em que pudesse e veio a empreender suas ideias e suas convicções de cunho coletivo.

O desafio do político

Buscando organizar o pensamento em meio à emoção, Schirmer destacou que no cenário atual, em qualquer lugar do país, ser prefeito, ser secretário, ser servidor, ser agente político é um desafio imenso e desgastante. “É preciso vencer um leão a cada dia, é uma atribuição que se tornou muito exigente, mas que requer a perseverança à crença na superação das dificuldades”, disse. “Hoje, olhando para trás, vislumbro que poderíamos ter feito muitas coisas de forma diferente para torna-las melhores; mas isso só é possível depois da experiência vivida; lá atrás, no ato mesmo das decisões, quando as informações e os recursos que conduzem ao acerto eram escassas; ficou o aprendizado e a certeza de que agimos com o melhor de nossas capacidades e das circunstâncias permitidas, movidos pelo desejo de alcançar o bem-comum”, complementou.

Visão para a inclusão

Schirmer comentou com bom humor e ânimo o acerto de tornar realidade a ideia de criação de uma Escola de Circo a partir de um espetáculo ao vivo, na TV Aparecida, em São Paulo, com o protagonismo dos integrantes dessa iniciativa que brilhou no Natal do Coração. A proposta básica da Escola Municipal de Circo é a de iniciar a descoberta de futuros talentos artísticos dos cidadãos de nossa cidade, bem como destacar a relevância do circo enquanto elemento constitutivo da cultura e desenvolver o artista circense, comprometido com a cidadania, capacitando-o para a elaboração e execução de espetáculos e números com excelência artística e segurança. O projeto chegou a ser concluído para ser enviado à Câmara de Vereadores.

O sonho de ser prefeito

Das funções que um homem público vem a exercer a mais gratificante é ser prefeito de sua cidade Natal, afirmou Schirmer. Mesmo com todo o quadro de dificuldade para uma cidade como Santa Maria que tem um orçamento aquém de suas demandas, acrescido de um quadro de burocracia natural ao serviço público que engessa a vontade de dar celeridade a iniciativas de mudanças e de implantação de benfeitorias, ainda assim a experiência é válida, prevalecendo o senso de termos contribuído positivamente, avaliou.

Legado para o futuro

“Fica para as gerações, o legado de uma gestão realizada com ética, equilíbrio fiscal, reconhecimento aos servidores e visão de futuro”, diz o caderno, evocando as áreas de Segurança, Saúde, Infraestrutura, Educação e Mobilidade com suas respectivas principais obras contidas em 28 páginas, “que poderiam ser bem mais, não fosse o limite da economicidade, já que certamente fizemos muito mais do que as circunstâncias permitiram, ainda que não tenhamos feito tudo o que gostaríamos” disse Schirmer.

Sala de situação

Após o evento no Salão de Atos da SUCV, O Secretário Especial de Coordenação do Desenvolvimento Institucional, Carlos Brasil Pippi Brisola apresentou ao secretário Schirmer aquele que foi o último projeto do conjunto de processos no qual se insere o sistema de atividades oriundas da gestão e aplicação de recursos provenientes do Banco Mundial na cidade. Atento à explanação, o incentivador direto para a modernização e aperfeiçoamento desse serviço, com vistas à facilidade e transparência no acesso de informações de interesse público, Schirmer destacou que esse é o gabinete do futuro, do gestor do futuro, qualificando o novo ambiente técnico e especializado como uma poderosa ferramenta de suporte à tomada de decisão com acerto e eficiência para o Executivo.

 

André Campos e acadêmica de Jornalismo Keila Marques
Fotos: acadêmica de Jornalismo Keila Marques 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial