Inicial > Notícias > Conheça os artistas convidados da Tertúlia....

Notícias

05/12/2016 07/12/2016 10h14m

Conheça os artistas convidados da Tertúlia. Ingressos estão disponíveis na Secretaria de Cultura


Conheça os artistas convidados da Tertúlia. Ingressos estão disponíveis na Secretaria de Cultura

Faltando quatro dias para o início da XXIV Tertúlia Musical Nativista, apresentamos os artistas convidados para engrandecer ainda mais este que é um dos maiores eventos de música nativista do Rio Grande do Sul.

Ingressos para a Tertúlia começam a ser distribuídos gratuitamente nesta segunda-feira (5)

Com apresentações na sexta, 9 de dezembro, e sábado, serão 10 canções por dia e no domingo as classificadas participam da grande final. A Tertulinha terá seis concorrentes por dia. Os shows desta edição ficam por conta de Tuny Brum, na sexta-feira, de Pirisca Grecco e a Comparsa Elétrica, no sábado, e o show de Beto Pires, na noite de encerramento.

Clique aqui e confira a ordem das canções 

Abertura e lançamento de disco

O show de abertura da XXIV Tertúlia vai ficar por conta de Tuny Brum. Gaúcho de Bento Gonçalves, mas santa-mariense de coração há 14 anos, Tuny, é músico, compositor e intérprete, tem na base do seu trabalho a música popular gaúcha, com mais de 400 músicas gravadas. É vencedor de diversos festivais do Estado do Rio Grande do Sul, como: Festival da Barranca e Ronda de São Pedro de São Borja, Musicanto Sul-americano de Nativismo de Santa Rosa, Coxilha Nativista de Cruz Alta, Reponte da Canção de São Lourenço do Sul, Seara da Canção Nativa de Carazinho, Ponche Verde de Dom Pedrito, Guyanuba da Canção de Sapucaia do Sul, Escaramuça da Canção Gaudéria de Triunfo, Minuano da Canção de Santa Maria, entre muitos outros.

O músico participou pela primeira vez da Tertúlia Nativista em 1983. Em 2010, foi vencedor da XVIII Tertúlia Musical Nativista com a canção Escuta o rio em parceria com Vinícius Brum, e em 2012 garantiu o segundo lugar na XX Tertúlia com a canção Gare em parceria com Silvio Genro.

 O intérprete gaúcho integra o grupo Pandorga da Lua, musical infantil com ritmos gaúchos de Jaime Vaz Brasil e Ricardo Freire, premiado com o Rumos Cultural Itaú 2010 e também do Projeto Gaúcho Brasileiro que mostra o perfil poético e musical do gaúcho por meio do seu cancioneiro desde os anos 50.

Possui três discos lançados: Quatro por Quatro em 2007, Andarilho Coração em 2008 e Com Todo Nosso Respeito em 2010. E agora, está no preparativo de seu novo disco individual, denominado Merecimento, composto por 10 canções e com diversas parcerias. O lançamento do CD será na XXIV Tertúlia Musical Nativista no show de abertura, do dia 9 de dezembro (sexta-feira), às 20h no Centro Desportivo Municipal (CDM). 

Entre acordes e melodias, a XXIV Tertúlia Musical Nativista será palco para um convidado muito especial que traz consigo uma grande paixão pela música. Pirisca Grecco sobe ao palco com Duca Duarte, Texo Cabral e Paulinho Goulart, seus comparsas da La Comparsa Elétrica, no segundo dia de Festival enquanto os jurados decidem os classificados para a grande final que acontece no domingo (11).

Comparsa no palco

O show que vai preparar o público para o resultados das finalista , que vão reapresentar no domingo é da Comparsa Elétrica. A banda, formada por Texo Cabral (flauta), Paulinho Goulart (acordeon), Rafael Bisogno (bateria) e Duca Duarte (baixo), é liderada pelo cantor e compositor Pirisca Grecco (violão e voz). Pirisca nasceu na fronteira oeste, na cidade de Uruguaiana, em 1971. Às margens do Rio Uruguai, iniciou sua trajetória nos anos 1990 e hoje tem seis discos lançados. A Comparsa Elétrica se efetiva na vida de Pirisca em 2009, no lançamento do primeiro CD da banda. Em Santa Maria, participa de um coletivo de compositores, o EntreAutores, e em Porto Alegre compõe o Clube da Esquila, iniciativa que promove encontros todos os meses com a participação de convidados especiais.

No segundo semestre de 2015 os comparsas lançaram uma campanha de arrecadação de fundos, chamada de crowdfunding, para a gravação do projeto “Comparsa Elétrica – O Filme". A produção teve 291 colaboradores e escolheu Santa Maria como set. Na cidade, foram escolhidos lugares como o Coreto da Praça Saldanha Marinho, Fazenda Santa Alice e Vila Belga para estarem ao plano de fundo de Pirisca Grecco y La Comparsa Elétrica.

Pirisca acredita que “o encontro é fundamental para que haja essa manifestação dos cantores da nossa terra e que deve se manter um festival com músicas autorais, porque a gente não tem muito espaço na mídia, as pessoas estão cercadas por outras culturas”. Para ele, o XXIV Tertúlia Musical Nativista mantém a chama gaúcha acesa.

Encerramento com Beto Pires

O encerramento da XXIV Tertúlia Musical Nativista contará com o show de Beto Pires. O artista nasceu em Santa Maria e começou sua carreira de músico aos 16 anos tocando em igrejas e bares noturnos da cidade.

Umas das características marcantes de Beto é forma com que ele interage com público. Uma mescla de humor, música e interação. Esse estilo começou por meio das brincadeiras que o artista realiza nas apresentações com amigos e familiares. A forma que Beto começou a relacionar a música com o humor se tornou popular e a partir daí ele passou a ser contrato para shows musicais e humorísticos.

Com uma carreira de 38 anos, Beto já percorreu grandes estradas do país levando o seu repertório, que vai de música popular brasileira até canções gaúchas, um bom rock, sertanejo de raízes, chorinhos e muitos outros gêneros. Suas apresentações abrangem clubes, festas particulares, festivais de empresas, rodeios, e onde for chamado, isto tudo para fazer de sua profissão , um momento de sonho e satisfação.

Mesmo com a agenda lotada, o cantor vai participar da XXIV Tertúlia Musical Nativista, pois para ele é mais que um encontro musical. “A Tertúlia é um movimento cultural de grande importância de conservação a nossa música nativista”, ressalta o músico que já ganhou prêmios no festival.

O artista ainda destaca a importância do festival para o incentivo dos valores, retificação de grandes talentos e oportunidade de lançamento de artistas. “Outro valor da Tertúlia é manter acessa a vontade de cantar”, salienta.

A XXIV Tertúlia Músical Nativista é uma promoção da Secretaria de Município da Cultura, realizada pela Estância do Minuano e CPF Piá do Sul, com apoio da 13ª Região Tradicionalista. O patrocínio é da Corsan e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Texto: acadêmicas de Jornalismo Keila Marques, Paola Dias e Victória Luiza

Revisão: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)

Fotos: Reprodução 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial