Inicial > Notícias > Prefeitura manterá ações emergenciais nas ruas...

Notícias

21/10/2016 21/10/2016 17h02m

Prefeitura manterá ações emergenciais nas ruas e bairros da cidade durante o final de semana


Infraestrutura manterá ações emergenciais nas ruas e bairros durante o final de semana

A Prefeitura retomou na manhã desta sexta-feira (21) as ações emergenciais de recuperação de vias com operação tapa buracos e de desobstrução de redes, bueiros e bocas de lobo nas regiões mais atingidas pela chuva dos últimos dias. Esses serviços serão mantidos durante o final de semana, conforme relatou o secretário de Município de Infraestrutura, Obras e Serviços (SMI), Tubias Calil.  Segundo ele o mutirão envolve todos os funcionários da SMI.

 “Vamos avançando conforme a determinação do prefeito Farret. Há muito a ser feito”, comentou Tubias. O secretário acrescenta que a equipe de pontes também já está atuando no interior, recuperando as travessias danificadas pela chuva. Uma das prioridades são quatro estruturas localizadas no Distrito de Arroio do Só. Uma delas já foi recuperada. “Estamos organizando o nosso material e as equipes que atuarão nas outras três pontes durante a próxima semana”, afirmou Tubias.

Tapa buracos

A equipe de tapa buracos iniciou na manhã desta sexta-feira uma nova frente em várias vias da cidade e que se estendem até esse sábado (22). No roteiro está a Avenida Ângelo Bolson, cruzamento da Avenida Medianeira com a Rua Visconde de Pelotas; Rua Duque de Caxias, a partir da Avenida Medianeira até a Rua João Batista da Cruz Jobim; Rua General Neto próximo à Estação Rodoviária; ruas Pedro Santini, Osvaldo Nobre, Bergamoteiras e Venâncio Aires (Passo D´Areia).

Desobstrução de redes

Já o roteiro de desobstrução de redes, bueiros e galerias contempla pelo menos três grandes frentes, nas regiões Centro, Oeste e Leste da cidade. Na Vila Presidente Vargas, em Camobi, as equipes seguem atuando na recuperação de uma galeria. Outra frente está concentrada no entorno da Praça Saturnino de Brito e nas proximidades das ruas Dr. Bozano e Visconde de Pelotas. À tarde as ações estarão concentradas nas vilas Caramelo e Rigão.

Defesa Civil Municipal

Já a Defesa Civil Municipal segue com as ações junto às comunidades afetadas pela chuva. Na manhã desta sexta-feira foi realizada a entrega de donativos à famílias que residem no Bairro Lorenzi. As doações foram feitas aos atingidos pelos integrantes do Grupo de Motociclistas Gaudérios do asfalto.

Deslizamento

De acordo com o secretário de Município de Ação Comunitária, Jair Binoto, ele e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Cladimir Nascimento, seguem realizando vistorias e levantando a situação em todas as regiões da cidade. No Bairro Campestre Menino Deus há uma situação de deslizamento relatada na manhã desta sexta-feira, na Rua Canários. “Também estivemos no Passo do Verde, onde foi necessária a intervenção de uma retroescavadeira para evitar o rompimento de uma barragem. O nível das águas do Rio Vacacai continua acima do normal. Os moradores aguardam para poder retornar às residências”, explicou Binoto.

Distritos

Ainda nesta sexta-feira a Defesa Civil Municipal percorrerá alguns distritos, como Arrioi do Só e Arroio Grande, verificando a situação de pontes e pontilhões, bem como áreas de risco, como no bairro KM 3 e Vila Bilibio. Até o final da tarde desta sexta-feira será divulgado um relatório atualizado da situação na cidade e as ações que estão em andamento.

Escola em Boca do Monte

Na manhã desta quinta-feira uma equipe da Secretaria de Município da Educação (Smed), com a presença da secretária Silvana Guerino, esteve na sede da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Boca do Monte. A unidade, que fica no interior Estação Experimental da Fepagro, teve o telhado completamente destruído pelo grande volume de chuva dos últimos dias e as aulas tiveram que ser suspensas. Segundo Silvana Guerino, são 44 alunis de três a cinco anos que frequentam a escola. Nesta sexta-feira uma equipe de engenheiros da Prefeitura irá até o local para avaliar as condições da estrutura. No entanto, durante a reunião com os secretários nesta quinta-feira, Farret determinou que se faça, imediatamente, um projeto para a construção de uma nova escola para abrigar a demanda da educação infantil no distrito de Boca do Monte. Em quanto isso, a Smed está providenciando uma alternativa para que estas crianças possam retornar às atividades normais a partir da próxima segunda-feira (24).

Recolhimento de bens danificados pela chuva

A Secretaria de Município de Meio Ambiente pede à população que colabore com a destinação correta dos bens inservíveis (materiais domésticos que foram danificados pelos alagamentos), não os depositando em via pública ou junto aos contêineres de coleta de lixo. O secretário da referida pasta, Antônio Carlos Lemos, reforça que a Prefeitura coloca à disposição da população o telefone 3921-7151 (Linha Verde) para cadastro do endereço onde o material deve ser recolhido.

PA Infantil

A Secretaria de Município da Saúde informa que o atendimento no PA Infantil do Patronato foi retomado normalmente. Na tarde desta quarta-feira (19), devido ao entupimento de calhas, não foi possível manter os serviços no local. As demandas foram encaminhadas para a UPA, no Bairro Perpétuo Socorro.

Defesa Civil segue em alerta

A equipe da Defesa Civil Municipal segue em alerta e percorrendo todas as regiões da cidade, atualizando as informações que são repassadas às demais secretarias e Ao Gabinete do Prefeito. O órgão, vinculado à secretaria de Município de Ação Comunitária, reforça que o primeiro chamado em caso de problemas ocasionados pela chuva deve ser feito pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros. Já o telefone de plantão da Defesa Civil Municipal é o 9167-8452.

Bairros mais atingidos por alagamentos

São José

Por do Sol

KM 3

Lorenzi

Residencial Lopes

Pinheiro Machado

Passo das Tropas

Casas Alagadas

Passo das Tropas

Parque Pinheiro Machado

Camobi

Residencial Lopes

 Vila São João

Salgado Filho e Carolina

Riscos de desabamentos

Regiões do bairro Km3

Vilas Bilibio

Canário

Vila Pôr do Sol

Bairros Lorenzi

Salgado Filho

Residencial Lopes

Situação nos distritos na tarde desta quinta-feira

Sao Valentin

- Grandes buracos nas estradas

- Bueiros entupidos, precisava de uma retroescavadeira

- Está ajeitando os bueiros

Santa Flora

- As duas pontes com divisa nos banhados e no pavão, que dão acesso São Gabiel estão interditadas.

- A ponte que do acesso de Caranguejo com a Colônia Conceição a água levou estão sem ponte.

- Estradas danificadas como a de Banhados, Caranguejo e outras principais.

- Não tem como fazer nada.

Arroio do Só

- Colocou carga de pedra na estrada Água Boa, liberando a passagem.

- Bueiros entupidos na estrada Água Boa

- Vários estragos nas passagens, mas não impedi o trânsito.

Boca do Monte

- Está fazendo o levantamento

Palma

- Caiu a cabeceira da ponte de madeira da linha 7

- Bueiros interditados que gerou uma cratera na Rua Cândido Brasil Mouro que da acesso a Santa Terezinha

- Enchente atingiu a Estrada do Pilon Neto que está interditada.

- Só foi na Sec. de Obras para falar dos estragos.

Pains

- Ainda está fazendo o levantamento

- Bueiros entupidos, sanga levou os tubos

- Estrada que estava interditada próximo ao Frigorífico foi consertada com pedras

- Tirou árvores caídas nas estradas

- Precisam de retroescavadeira

Passo do Verde

- Levou lona da defesa civil

- Estão precisando de água

- Ainda há pessoas acampadas nas estradas

- Chamou os bombeiros para ver um acudo na Estrada das Limeiras que está vazando água por cima da taipa.

Arroio Grande

- O pilar central da ponte Fernandes cedeu e inviabilizando a passagem de pedestre, com isso, 22 famílias ficaram isoladas na localidade de Três Barras.

- Estrada de Três Barras está liberada, a cabeceira da ponte foi arrumada.

- Arroio Lobato três pontes interditadas, 15 famílias isoladas.

- Linha Fernandes em Três Barras caiu a ponte e tem 20 famílias isoladas.

- E mais oito famílias isoladas na Estrada Nossa Senhora da Saúde.

- Estrada da Invernadinha está interditada.

- O Rio Arroio Grande transbordou e está começando a trancar as estradas.

Situação das escolas da rede municipal nesta quinta-feira

Em levantamento realizado na tarde desta quinta-feira (20), três escolas da Rede Municipal de Ensino ainda não tinham voltado à normalidade de funcionamento em função de estragos causados pela chuva.

CEI Casa da Criança – A escola ainda tem problema de alagamento em três salas de aulas. As aulas acontecem normalmente a partir desta sexta-feira (21). 

EMEI Boca do Monte está suspendendo as aulas devido a problemas de acesso e no telhado. Aulas devem ser retomadas na segunda-feira (24) na sede da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).

EMEF Hilda Vasconcelos – As aulas a escola estão paralisadas em função das condições de acesso ao local. Aulas devem voltar na sexta-feira (21).

Texto: Fabricio Minussi com colaboração de Rodrigo Ricordi e Keila Marques
Fotos: João Vilnei / Prefeitura

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial