Inicial > Notícias > Iniciativa da Smed amplia debate sobre...

Notícias

28/09/2016

Iniciativa da Smed amplia debate sobre vigilância primária e promoção da saúde nas escolas do campo


A Secretaria de Educação (Smed) promoveu um encontro dos integrantes, professores e gestores, das escolas do campo da Rede Municipal de Ensino (RME) para deliberarem e avaliarem sobre as contribuições e o desenvolvimento do Projeto Educação Sanitária nas respectivas escolas. A atividade realizada na terça-feira (28) debateu a proposta de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e a Prefeitura de Santa Maria, apresentado em seus detalhes pela responsável técnica, Gisane Lanes de Almeida.

A Educação Sanitária visa a construção de conhecimentos, vinculados à formação do indivíduo como um cidadão apto a atuar dignamente na sociedade, procurando melhorá-la. Educar para a saúde é um processo dinâmico, constante nas práticas e nas ações de saúde fundamentadas na vivência sociocultural da população. Tem como objetivo estimulá-la para assumir responsabilidades, a fim de que se torne um sujeito autônomo, participativo e transformador da realidade.

O Projeto Educação Sanitária na Escola foi implantado em 2014, com a formação para os professores e, em 2015, foram desenvolvidas atividades diretamente com os alunos. “São feitas palestras em linguagens adequadas à faixa etária dos alunos e depois disso as escolas ficam responsáveis por usar o tema em trabalhos dentro das disciplinas”, explica Gisane. Na reunião foram discutidos os sucessos e as dificuldades que o trabalho encontrou.

As atividades educativas têm como foco principal o fortalecimento da vigilância primária e a promoção da saúde pública. Desenvolve, para tanto, consciência sanitária, capacitação dos funcionários, sejam médicos veterinários ou técnicos agrícolas, promoção de reuniões com entidades de classe, palestras em entidades de ensino, atividades específicas em propriedades de risco, utilização de meios de comunicação massivos e a participação em eventos agropecuários.

Com o termo de cooperação, a ideia é que haja um comprometimento de todos com o projeto, que objetiva transformar os alunos em agentes de transformação da realidade na comunidade em que vivem, além de conscientizá-los sobre a Educação Sanitária. Os temas trabalhados nas palestras variam entre assuntos relacionados à defesa sanitária animal, vegetal, desenvolvimento rural, valorização da vida no campo e saúde pública.

O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a partir da Secretaria da agricultura, Pecuária e Agronegócio e a Prefeitura de Santa Maria, a partir da Secretaria de Município da Educação e da Secretaria de Município do Desenvolvimento Rural. Foram convidados a participar dessa nova fase, a Secretaria de Saúde e o Programa de Residência Multidisciplinar da UFSM.

No dia 10 de outubro será realizada nova reunião para definição do Projeto, na qual serão definidas algumas formas de trabalho, métodos e necessidades locais de cada escola.

 

Texto e fotos: acadêmica de Jornalismo Luana Mello
Edição: André Campos 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial